urso

Amamentação: bebês que dormem no peito ou choram para mamar, o que fazer?  

amamentação duvidas, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, amamentacao, aleitamento materno, pediatra são paulo
Mamães, no último post que escrevi aqui falei sobre algo muito comum que passamos com nossos bebês, que são os chamados surtos de crescimento. De fato, parece que quando estamos conseguindo entender melhor nosso bebê, essa fase nos deixa confusas e inseguras. Achamos que nosso leite não está sendo suficiente (primeiro pensamento), que nosso leite é fraco e não sustenta. Afinal, o bebê não sai do peito! Ele fica o dia inteiro mamando e isso não costumava ser assim.
Se isso está acontecendo com você, recomendo que leita esse post sobre Mitos de amamentação e surtos de crescimento.
Se você está procurando mais informações a respeito de amamentação, recomendo fortemente que leia os posts sobre amamentação aqui no blog, vão ajudar muito! Amamentação: Dicas para tirar mais leiteMamãe, saiba qual a melhor posição e pega na hora de amamentarAmamentação: perguntas e respostasAmamentação na volta ao trabalho : Dicas e Recomendações
Hoje vou falar sobre outra situação que parece incomodar muito as mamães. Muitos bebês começam mamando aparentemente bem, com boa sucção e boa pega, porém a mamãe nota que após menos de 5 minutos ele acaba adormecendo no peito. A mãe tenta acordá-lo, mexe nele, faz cócegas nos pés, na barriga, ele acorda, dá umas 3 sugadas e adormece novamente. A mãe, desesperada para o bebê mamar, dá o complemento na mamadeira, e de forma impressionante o bebe mama tudo!

Essa é a primeira situação: bebês que adormecem no peito.

Isso é extremamente comum em bebês pequenos, geralmente nos recém nascidos e uma grande causa de desmame precoce. Felizmente existem soluções e alternativas para isso.
Além de fazer medidas para o bebê acordar, como mexer na cabeça, fazer cócegas nos pés e na barriga, tirar a roupa do bebê, trocar a fralda, até dar um banho (vale tudo nessa hora), outras medidas são necessárias.
  1. Faça massagem na mama e ordenha para estimular a produção e ejeção de leite dos ductos mamários. Isso prepara a mama para amamentar. Faça movimentos em círculos, com as duas mãos, procurando atingir todos o tecido mamário. Isso ajuda tanto a mama que parece flácida, sem leite, quanto a mama que está ingurgitada e endurecida.
  2. Corrija a pega e a posição do bebê. Para isso, veja o post sobre pega e posição adequadas para amamentação. Você pode precisar de ajuda profissional para isso. Lembre-se que a pega correta não dói e não machuca o mamilo.
  3. Faça compressões torácicas: com a mão em “C”, os quatro dedos apoiados na parte de baixo da mama e o polegar em cima, “abrace” a mama que o bebê está sugando. Quando ele começar a dormir, faça movimentos de fora para dentro, em direção à auréola. Isso fará com que um jato de leite caia na boca do bebê, e ele irá acordar novamente.
  4. Use uma sonda de relactação. Coloque a ponta da sonda na boca do bebê enquanto ele suga o seio, e a outra ponta acople a uma mamadeira. Essa sonda você compra em loja e materiais cirúrgicos/médicos, e pode ordenhar o próprio leite do peito e dá-lo à criança.

A outra situação são bebês agitados ou o que chamamos em inglês de “fussy”.

São bebês que estavam mamando bem, sem problemas e começam a ficar agitados quando começam a mamar, sugam um pouco e choram, largam o peito, colocam as mãozinhas e empurram o peito. A amamentação passa a ser um momento extremamente difícil e estressante para os pais, que acabam dando a mamadeira. Incrivelmente eles mamam a mamadeira de uma vez, sem reclamar!
Esses bebês costumam ser um pouco mais velhos, por volta de 3 meses de idade.
As mesmas técnicas colocadas acima servem para o bebê “fussy”.

A explicação: porque preferem a mamadeira? Essa seria a solução?

Bebês respondem ao fluxo de leite. Durante a amamentação, o fluxo de leite pode variar, e a ejeção do leite após a pega e sucção do bebê pode demorar até 50 segundos para acontecer! Fluxos muito rápidos, em ejeção, podem fazer o bebê engasgar ou dar pequenas pausas durante a amamentação, o que é extremamente comum, e o fluxo lento pode fazer o bebê adormecer, ou ficar “fussy”! Todas as medidas aqui auxiliam no sentido de melhorar o fluxo de leite, seja por uma pega mais eficaz no seio materno, ou por aumentar o fluxo de leite ao fazer a massagem e as compressões torácicas! A sonda aumentaria o fluxo de leite que o bebe deseja e por um tempo pode ser utilizada para sanar essa necessidade.
É preciso acreditar: isso funciona e não será preciso suplementar com mamadeira. O seu leite é suficiente. A sucção deve ser mantida, pois ela é essencial para a manutenção da produção de leite e até para o seu aumento, quando isso for necessário!

Lembre-se: O método da sonda, deve ser orientado por profissional e o ganho de peso deve ser acompanhando com o pediatra, de preferência que apoie a amamentação.

Procure ajuda! As alternativas são inúmeras e a mamadeira não é a solução.
Obrigada pela participação e vocês, escrevam aqui suas experiências.
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

photo credits: http://myrtlebeachbirthservices.com/wp-content/uploads/2014/04/breastfeeding-prolonged.jpeg

107 Comments

  • Ana paula 17/02/2015 Reply

    Meu filho tem três anos e ainda mama no peito, já passei ruy barbo. ..novalgina. ..falo que está doendo faço de conta que choro entre outras alternativas …mas não consigo com que ele pare….o que faço?

    • Olá querida Ana. O ministério da Saúde recomenda que a amamentação seja mantida por 2 anos de idade ou mais. O desmame deve ser de maneira mais natural possível e isso deve acontecer sem traumas. A melhor alternativa é conversar com seu filho de forma sincera e clara e explicar a situação. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

    • Ana C 28/01/2016 Reply

      Ana, boa noite! Estou gravida do meu primeiro filho e espero que ele(a) possa mamar como eu! Fui amamentada ate os 4 anos. Claro que com o passar dos meses e anos a alimentação foi complementada. Não engordei nem tive problemas de saúde, pelo contrário, sempre fui muito saudável. Entendo que cada uma de nos tem seus desejos, mas não pense que é impossível ou ruim. Minha mãe sempre trabalhou o dia todo e nunca tentou forçar essa parada. Espero poder fazer o mesmo!

  • amanda cristina 17/02/2015 Reply

    Adorei as dicas, eu tenho uma filha de 4 anos agora na epoca dei mama no peito ate 1 ano e 4 meses, eu amo dar de mamar.

  • Gisele de Carvalho 17/02/2015 Reply

    Boa noite Kelly, gostaria de saber o que faço para que meus seios voltem ao normal, esta um maior eo outro menor me ajuda!.

    • Olá querida Gisele, é normal ocorrer essa assimetria enquanto amamentamos, principalmente quando o bebê tem preferência por um peito em relação ao outro. O que pode ajudar é colocar ele para mamar no peito que ele mama menos. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • marilia barros 17/02/2015 Reply

    Me fale sobre criança que já tem 3 anos que é viciada no peito !

  • alessandra 17/02/2015 Reply

    Meu filho tem 10 meses e só mama no peito, e mama toda hora isso é normal?

    • Olá querida Alessandra. A criança a partir dos 6 meses pode manter o aleitamento em livre demanda, e os alimentos são introduzidos ao dia a dia da criança. Veja esse método de introdução alimentar, chamado baby-led-weaning: Introdução alimentar: entenda o método baby-led-weaning (BLW) Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

      • SAMONYN NERES 18/02/2015 Reply

        Meu bebê tem 3 meses é uma dificuldade para mamar no peito e na mamadeira. Ja esta abaixo do peso e rejeita alimentação. O que fazer??

        • Olá mamãe, como coloquei no último post, essa idade é muito comum que isso aconteça, geralmente os bebês ficam mais agitados mesmo. Veja as dicas do post: Amamentação: bebês que dormem no peito ou choram para mamar, o que fazer? Para uma orientação profissional, precisaria avaliar o bebê detalhadamente e isso somente numa consulta. Atendo em consultório em São Paulo. De qualquer forma, ele precisa acompanhar com o pediatra. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

    • cintia 05/01/2016 Reply

      entao somos duas.pq meu filho tem 11 meses e tmb ´viciado no peito.dorme no peito,a madrugada td no peito,se eu sentar ele ja vem querendo peito,isso é td hr

  • adeilza 18/02/2015 Reply

    Muito boa as dicas,

    • Obrigada mamãe Adeilza, continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Edilene Silva 19/02/2015 Reply

    Olá! Meu filho tem 1 ano e 8 meses, ele ainda amamenta no peito,ele quer só mamar no peito e esta cada dia comendo menos outros alimentos…o q eu faço para ele se alimentar mais e melhor?

    • Olá querida Edilene, a amamentação deve ser mantida em livre demanda até 2 anos ou mais pelo Ministério da Saúde. Normalmente nessa idade a criança tem o apetite diminuido mesmo, pois a velocidade de crescimento nessa fase também diminui. Muitas vezes atribuímos a “culpa” no aleitamento materno, o que não é verdade. O ideal é que seu filho acompanhe com o pediatra para avaliar a alimentação e se há algum problema de saúde. Se precisar de um atendimento profissional e especializado, atendo em consultório particular em São Paulo. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • maristela 19/02/2015 Reply

    Olá, gostaria que vc me ajudasse, meu filho tem 2 anos e 3 meses e no momento ele não ta querendo comer mais nada além do peito, estou muito preocupada pq ele esta magrinho, e não sei mas o q faço pois acho q o leite de peito nao serve mais.

    • Olá mamãe Stela, a amamentação deve ser continuada até 2 anos de idade ou mais pelo Ministério da Saúde, porém a partir dos 6 meses de idade, a alimentação deve ser complementada com outros alimentos, pois só o leite não oferece todos os nutrientes que a criança precisa. É preciso um acompanhamento com o pediatra para saber se não há nenhuma deficiência nutricional e se a criança precisa de alguma suplementação, bem como acompanhamento de peso. Para um atendimento profissional, atendo em consultório em São Paulo (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Roberta Salvanhini 19/02/2015 Reply

    Olá dra. Kelly, bom dia. Eu amo amamentar, sempre sonhei em amamentar minha filha e graças a Deus eu tenho conseguido. Não tive rachaduras, consegui fazer com que a pega fosse certinha e sigo em livre Demanda há 55 dias. Porém sinto que deve ter algum problema, meus seios vivem cheios, o outro sempre vaza qdo está mamando em um e qdo minha mocinha vai mamar não consegue pegar direito, fica soltando e pegando só o bico, fazendo muito barulho e fazendo ela engolir muitos gases, mesmo qdo já está mais murcho o seio. Também procuro tirar um pouco de leite, bem pouco pra não estimular demais, pra aliviar e melhorar a pega. Ela engasga muito, foi diagnosticada com refluxo e dia desses tinha sangue nas suas fezes (um dia apenas). A pediatra me pediu pra tirar o leite da minha alimentação, pra investigar APLV. Ela tem muitos gases, tadinha, não dorme muito bem, se contorce demais e chora bastante.
    Bom, gostaria de saber se a hiperlactação desencadeia esses sintomas tb como refluxo, gases, irritação no intestino causando sangue nas fases. Tudo isso porque o bebê mama muito o primeiro leite que é cheio de lactose.
    Já tirei o leite da minha alimentação, faz uma semana. E desde ontem tenho oferecido um seio à cada mamada, o mesmo duas vezes seguidas. O cocozinho dela que estava bem verde hj já estava mostarda novamente e sem muco, como vinha sendo as últimas semanas.
    Muito obrigada pela atenção, bjs.

  • Claudia 19/02/2015 Reply

    Olá
    Meu bebê tem 9 meses e muitas vezes só dorme se for para o peito.
    Inclusive ainda acorda 1 ou 2 vezes de madrugada para mamar.
    Não consigo nem higienizar a boquinha dele porque senão ele acorda e não dorme mais…

    • Olá querida Cláudia, obrigada por enviar sua dúvida aqui. O seu bebê provavelmente tem uma associação do sono com a amamentação, o que é muito comum. Aos poucos é preciso tentar colocá-la para dormir sem ser mamando no peito. Isso não significa que a amamentação não seja importante, mas essa associação entre o sono e amamentação é forte. Para um atendimento profissional e especializado, atendo em em consultório em São Paulo (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Fabiana Francisca de Jesus 19/02/2015 Reply

    Oi Dra, sou Fabiana e tenho uma bebê de 1 ano e 6 meses Lívia Hadassa, gostaria de saber qual a melhor idade para desmamar . Deus abençoe Fabiana.

    • Oi querida Fabiana. O ministério da Saúde orienta que a amamentação deve ser estimulada até os 2 anos de idade ou mais. O ideal é que o desmame seja o mais natiral possível, ou seja, naturalmente o bebê vai deixando de mamar no peito, até que fique sem mamar totalmente, isso deve ser feito de uma forma que não traumatize o bebê. Para um atendimento profissional e especializado, atendo em em consultório em São Paulo (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: Erros comuns que nos levam a pensar que o bebê mama pouco | pediatria descomplicada

  • Fernanda Ferreira 23/02/2015 Reply

    Oi, meu bebê tem 2 meses e 17 dias, e de um mês para cá, estou tendo problemas para amamentar, ao colocá-lo em posição para mamar ele começa a chorar, inclusive ele estava perdendo peso, no início achei que fosse porque não estava tendo leite suficiente, a pediatra até passou para completar com LA, já que estava perdendo peso, mas ao dar a mamadeira ele também não quis, chora também. Descobri que ele só aceita o peito quando está sonolento, seja quando está prestes a dormir, ou quando acorda, o problema é que ele mama pouco, não passa de 5 minutos, dou sempre q ele está sonolento, se não estiver, ele chora bastante e não mama de jeito algum, a mamadeira que era para completar depois de cada mamada nem estou dando mais, pois ele não toma. Ele chupa chupeta, não sei se pode interferir. O que pode ser? O que posso fazer para melhorar a amamentação?

    • Olá querida Fernanda. No caso do seu bebê é necessário que tenha uma avaliação mais detalhada, pois esse sintoma do choro pode ser várias coisas, e é necessário uma avaliação médica para descartar alguma doença orgânica. Para um atendimento profissional e especializado, atendo em em consultório em São Paulo (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: Como dar leite materno no copinho | pediatria descomplicada

  • Joice 25/02/2015 Reply

    Adorei o post…meu bebê está com 28 dias e faz as duas coisas… Tem hora q é muito difícil… Foi muito esclarecedor, bom saber q isso é normal! Parabéns!

  • Pingback: Como saber se o bebê está mamando bem? Como saber se efetivamente retira leite do peito? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Uma abordagem diferente: não olhe para números na amamentação, olhe para o bebê! | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como retirar o leite materno | pediatria descomplicada

  • Pingback: Entenda como funciona o sono do bebê | pediatria descomplicada

  • Cristiane 19/03/2015 Reply

    Olá Dra Kelly
    Adorei seu site e está sendo muito esclarecedor pra mim. Tive muita dificuldade pra começar a amamentar. Meu filho está com 1 mês e 10 dias e chora muito pra mamar. Quando saímos da maternidade meus seios ficaram muito machucados a ponto de eu não conseguir amamentar na primeira semana. Além disso cometi o erro de usar o bico de silicone. Resumo: ele mama muito mais complemento do que no peito ( peito no máximo 3 vezes por dia e geralmente leva quase 1h pra mamar e dorme), não mama sem o bico de silicone, parece que não reconhece meu mamilo como bico (ele é do tipo plano). Quando mama no peito é sempre um stresse pq ele chora demais e se afasta do peito com a mao. Queria muito tirar o bico de silicone e amamentar no peito. Ainda é possível ensinar? Como fazer pra ele mamar sem chorar? Ele chega a ficar vermelho e sem ar se tanto que chora! Tenho que enganar ele com o bico da mamadeira pra ele parar de chorar e pegar o seio. Mas 1h depois ele já chora com fome de novo. Não sei mais o que fazer pra fazer o aleitamento exclusivo. Será tarde demais? Eu acho que tenho pouco leite, estou comendo diariamente broto de alfafa, cha da mamãe e uma formula de homeopatia pra aumentar o leite.
    Obrigada

    • Olá querida Cristiane. Não é tarde para amamentar ou pedir ajuda. Quanto antes conseguir intervir nisso, maior a chance de sucesso e não acontecer o desmame. Sugiro que você procure ajuda profissional, pois esse é um trabalho mais longo e personalizado. Procure um banco de leite da sua cidade que possa orientá-la. Nesse post explico sobre a produção de leite , mas basicamente quanto mais o bebê sugar, mais vai produzir. O mecanismo de aumento da produção de leite funciona dessa forma. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Padrões de sono do bebê: Como marcos importantes podem afetar o sono | pediatria descomplicada

  • Pingback: Sono do bebê: como fazer a transição do berço para a cama | pediatria descomplicada

  • Kelly takata 01/04/2015 Reply

    Boa tarde dra.
    Armamento apenas no peito minha filha de dois meses. Ela está mamando de duas em duas há mais ou menos. E de dia, o meu peito não fica cheio, duro como a noite. E as vezes o fluxo é menor. Ela mama até esvaziar e às vezes chora após mamar. Será que minha produção está diminuindo?

    • Olá querida Kelly, a amamentação deve ser em livre demanda, ou seja , sempre que o bebê ou a mamãe, quiserem, isso ajuda a melhorar a produção de leite. É normal que a produção varie ao longo do dia, por isso, descanse bastante. Algo super importnate é ter um pediatra acompanhando de perto sua bebê,que apoie a amamentação de verdade! Isso ajuda a ter segurança e as orientações corretas. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Mitos da amamentação: amamentar um lado por vez? | pediatria descomplicada

  • Marta 21/04/2015 Reply

    Olá meu nome é Marta tenho um bebê de 3 meses e devido aos problemas citados acabei entrando com mamadeira ele mama o peito em LD mas umas 2 as vezes 3 vezes ao dia complemento, porém gosto muito de amamentar não gostaria que ele largasse o peito mas percebo que na parte da tarde até a noite não tenho muito leite. É possível voltar a dar somente leite materno ou pelo menos diminuir a quantidade de mamadeira?

    • Olá querida Marta, é possível sim que o seu bebê volte a mamar somente no peito. A produção de leite ocorre pelo estímulo, então você precisa voltar a colocá-lo no peito mais vezes. A produção de leite realimente pode diminuir um pouco no final da tarde ou a noite, mas isso é normal e cíclico. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: respostas a algumas dúvidas existenciais! | pediatria descomplicada

  • Juliane 20/05/2015 Reply

    Boa noite, adorei a postagem. Depois de tantos site e tanta leitura, achei aqui a explicação que precisava.
    Meu bebê está com 48 dias já ao nascer teve dificuldade de pegar a mama veio pegar só no segundo dia, já em casa, e teve que tomar nesses dois dias complemento de LA. Desde quando nasceu tive pouco leite, conto os dias que a mama ficou rigida e vazando e na consulta de 1 mês ele não teve bom ganho de peso e a icterícia ainda não tinha melhorado. A pediatra recomendou completo com NAN de 4 em 4 horas só 60 ml, e em uma semana teve ganho peso de 200g, mas a médica recomendou manter o LÁ. A duas semanas está dormindo bastante na mama mesmo mexendo.nele ele não acorda é outras vezes fica impaciente e agitado, (tudo que você citou na postagem) mas pega a mamadeira muito bem e noto que fica querendo mais fórmula, pois esperta e chora um pouco. Não quero ficar dando completo, sempre sonhei em dá só a mama, mas na família o histórico sempre foi das mulheres terem pouco leite e só amamentar até o terceiro mês. Como proceder nesse caso para ficar só com a mama? Tenho salvação para amamentar meu bebê até um ano?

    • Oi querida Juliane. Com certeza há meios de você amamentar. Procure se informar ao máximo aqui no blog com os posts de amamentação. O seu bebê está agitado justamente porque você começou a complementar, e a produção de leite diminuiu. Você deve continuar amamentando em livre demanda, descansar ao máximo e beber bastante água. Aos poucos vc vai reduzindo o complemento até não dar mais, mas para isso é preciso paciencie e procure um pediatra que apoie a amamentação! Busque ajuda também num banco de leite himano da sua cidade. Não desista, porque é possivel com pcerteza quer voc continue amamentando. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

      • Juliane 05/06/2015 Reply

        Peço desculpas só tive tempo de agradecer suas orientações agora…rs..vida de mãe…rs…Graças à Deus e ao bom descanso e uma boa alimentação a produção de leite aumentou bastante. Estou reduzindo a quantidade de LA de 6 para 3 mamadeira e meu bebê engordou mais de 1kg em um mês…Mamãe aqui super feliz.

  • Elaine Yoshioka 21/05/2015 Reply

    Olá, meu bebê tem apenas um mês e ele fica agitado ao mamar o peito,empurra com as mãozinhas, solta e engasga toda hora.Gostaria de saber o que devo fazer, pois estou ficando muito preocupada.
    Desde já obrigada.
    Bjs

    • Olá querida mamãe, é normal que o bebê faça isso pois pode acontecer de ter um reflexo de ejeção de leite, com bastante leite na boca do bebê ou o reflexo gastrocolico, que faz com que a presença de leite no estomago provoque algumas colicas. Sempre faça acompanhamento com o pediatra, é claro, para nvestigar outras coisas caso seja necessário. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Monique costa 01/06/2015 Reply

    Olá
    Minha bebe tem 12 dias e desde que nasceu mama no máximo 10 minutos e dorme.
    Acordo ela pra mama mas, mas ela faz ânsia de vomito e não aceita.
    Fazendo com que ela acorde de hora em hora pra mama, tanto durante o dia quanto a noite
    Já tentei de tudo e não sei mas o que fazer.

    • Olá Monique, veja os post que escrevi sobre como fazer a pega correta no seio materno e como aumentar a produção de leite. O ideal seria fazer uma avaliação pessoal para avaliar exatamente o que está acontecendo. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Mais amor, por favor – Humanização na saúde e método canguru | pediatria descomplicada

  • Pingback: Dicas de inverno: dúvidas comuns para o frio -parte 2 | pediatria descomplicada

  • Gislaine 27/08/2015 Reply

    Boa tarde. Desde que minha bebê nasceu acompanho seu site, e tem me ajudado muito. Estou muito indecisa e preocupada, a minha filha está com três meses e meio e está pesando 5300g neste último mês ela engordou 500gr. O pediatra disse que se ela continuar engordando assim tá bom, só não pode engordar menos q isso, se ela engordar menos q isso por mês vou ter que complementar. Más estou preocupada, ela mama muito rápido cada peito e começa a soltá-lo, percebo que o peito não tem tanto leite como no inicio da mamada, mas tem um pouco, então tiro ela do peito e ela resmunga um pouquinho e para. Como ela não é de chorar achava que o leite estava sustentando e ela tava fazendo birra. Mas duas vezes q ela mamou e fez isso dei 60ml de Nan 1 e ela Mamou tudo e ficou satisfeita. Por favor me de a sua opinião doutora será que é fase mesmo, ou ela está ficando com fome e preciso dar complemento?

  • katia 06/09/2015 Reply

    Olá Dra. Kelly,

    Meu filho tem 1 mês e meio e meus seios estão doendo de vez em quando na hora de mamar, já vi vídeos explicativos e acho que estou fazendo tudo direito … me ajude, adoro dar de mamar.
    Ah, outra coisa vc atende plano de saúde? Em que lugar de SP fica seu consultório?

    • Oi Katia, meu consultório fica no Paraíso. Rua Eça de Queiroz, 488. Veja no Blog mais informações. Telefone para contato é 11 50886699. Um bjo Dra Kelly

  • Daniele 06/09/2015 Reply

    Meu bebê fez 4 meses e desde sempre ele briga com o peito, como não tinha mto leite introduzi la e tbm briga c/ a mamadeira, já falei c/ a pediatra q o atende e antes era cólica, refluxo mas melhorou dos 2 e continua a complicação. Não sei mais o q fazer, não sei se é dor manha, Me ajude por favor

  • Cristiane 10/09/2015 Reply

    Olá Dra! Tenho uma menina que vai fazer 4 meses no dia 12! E a quase 1 mes atrás ela tem chorado mto na amamentação, começa bem e do nada se estressa e chora! Penso q posso estar com baixa produçao de leite! Levamos na pediatra e ela pediu exame de urina e passou remédio para refluxo, pois ela golfa bastante!
    No caso dessa crise, até quando fica? Pois fico achando q é refluxo, crise eou falta ds leite!
    Me ajuda! ? E pra piorar engordou 200 gramas nesse mês! Muito pouco!

  • Pingback: BEBÊ QUE DORME NO PEITO | Enciclopédia Materna

  • Mayane 27/09/2015 Reply

    Olá Doutora.

    Minha filha de 1 mês e meio vêm diminuindo o tempo de mamada e estou muito preocupada. Quando nasceu ela ficava 20 minutos ou mais no peito e agora só fica uns 5 a 10 e em um peito só, impossível dar os 2. O que notei que aconteceu de diferente foi que ao pegar meu peito há uma descida de leite grande e até dolorida ,eu sinto com clareza ,que faz ela tomar de “golada” estes 5 minutos.Pra mim ela parece bem satisfeita e quando insisto com ela pra pegar novamente ela chora muito, eu paro de oferecer e ela entra naquele estado de êxtase novamente.Ela.está com 3865 kg. É possível realmente ela estar sastifeita em tão pouco tempo ? Obrigada e adoro seus posts ..Leio todos

  • Arianna 30/09/2015 Reply

    Oi Dr. Tenho uma baby de 20 dias.
    Nos primeiros 12 dias ela só mamava no peito pois tenho muito leite, mas apartir daí não sei o que aconteceu que minha mama não fica mais cheia, teve um dia que não saia nada achei que meu leite havia secado, minha bebê chorava muito e eu desesperada dei o complemento; ela não gosta da mamadeira e pra mim é um sofrimento pois tenho leite, cuido da alimentação para ela não ter cólicas. Ela quer ficar o tempo todo no peito até porque só dou complemento antes de dormir a noite e depois do almoço. Eu já não sei o que fazer e o que pensar.
    Eu só queria que ela não precisasse da mamadeira. Me ajude

  • primaternite 03/10/2015 Reply

    Olá. Meu filho tem 2 meses e 1 semana. Semlre mamou muitíssimo bem os dois seios em cada mamada. Acordava duas vezes pra mamar de madrugada. Há dois dias ele tomou a vacina de 2 meses. Ontem meu marido fez uma cirurgia e fiquei com ele no hospital. Ele mamou 13h30 normalmente. As 17h30 tentei dar mamar pra ele mas ele começou a chorar muito. Era só colocar o peito na boca dele que ele ficava muito agoniado. Percebia que quando o leite (que estava pingando na boca dele) caía no estômago fazia um barulho e ele chorava muito. Pedi pro meu sogro comprar luftal pra ele. As 18h30 ele tomou o luftal, as 18h40 ele mamou bem os dois seios. Voltei pra casa as 22h, dei banho (como parte da rotina de dormir) e ao tentar amamentar ele começou a gritar de novo. Insisti e ele mamou os dois seios,mas bem agitado. As 2 da manhã ele mamou um pouco os dois seios mas sem agitação. Às 5 da manhã ele acordou e tentei dar mamar mas ele gritava muito. Dormiu de novo e as 6h30 acordou aos berros. Tentei dar mamar mas era muito grito. Só mamou um seio depois que dei o luftal de novo. De vez enquando parece que ele está engasgando com a propria saliva. o que será que está acontecendo? Não quero dar mamadeira e correr o risco dele desmamar, mas não quero que ele passe fome.

    • Oi Pri, pode ser que seu bebê esteja com algum tipo de dor ou colica, mas para avaliar precisaria de uma avaliação pessoal. Sugiro procurar um pediatra e ajuda tambpem no banco de leite. Um bjo Dra Kelly

  • Nayane 04/10/2015 Reply

    Minha filha tem 3 meses e de uns dias pra cá se tornou impossível amamentala. Quando ela sente o peito fica extremamente nervosa começa a chorar gritar ,arranhar o peito e a si propria. Não aguentando mais essa situaçao introduzir a mamadeira. O que fez que ela largasse totalmente o peito. Estou muito triste com essa situação, me sinto rejeitada e incapaz de amamentar minha filha. O que fazer? Adoraria que ela voltasse a mamar no peito.

    • Oi Nayane, provavelmente o que aconteceu foi uma queda no fluxo de leite, que pode ter acontecido pela demanda ou um surto de crscimento e ao oferecer a mamadeira ela apenas optou pelo caminho mais facil. Para voltar a amamentar procure ajuda de um profissional que possa orienta-la da melhor forma. Um bjo DRa Kelly

  • Dr me ajuda? Meu bebê tem 2meses e 28 dias, só mama no peito, acontece que ele tem muita colica, dou colikidis lufital.
    Acontece que basta eu colocar ele no peito e dar a primeira sugada, ja sinto e ouço os gases. Dai ele chora e não mama.
    O Coco esta verde e mais de uma semana, perdeu peso e não pega outro leite. O q ue eu faço? Sinto que meu peito esta murchando ,quando ele consegue mamar sem a colica, dura 5 muito. Mas Arrota e parece estar cheio.

    • Veja o post sobre como saberse o bebe esta mamando bem? Ele pode estar mamando pouca quantidade. Procure um pediatra que apoie amamentação. Um bjo Dra Kelly

  • Simone 11/10/2015 Reply

    Minha bebê está com 9 meses e não consigo desmama-la.’já tentei vários tipos de mamadeiras e copinhos mas ela só quer o peito, não sei o que fazer. Ela não se alimenta direito e nem
    Quer tomar água, ela quer 100% o peito. O que devo fazer?

    • Não precisa desmama-la. Vc deve oferecer os alimentos de formas diferentes e não forçada. Muitas vezes bebês ficam traumatizados com a forma que oferecemos os alimentos. Tira – la do peito não é a solução, porque vai tirar uma parte fundamental da sua nutrição nessa fase. Um bjo Dra Kelly

  • Luciana de Araújo Silva 18/10/2015 Reply

    Boa noite. Meu bebê tem dois meses e antes de completar um mês já se engasgava até com saliva. Conversei com seu Pediatra e o mesmo me disse que isso acontece porque meu bebê é desesperado pra mamar, agitado. O problema é que geralmente engasga após as mamadas. Ele dorme com a boca no meu seio e de repente engasga me deixando desesperada. Por favor, leiam e respondam meu email. Agradeço a atenção.

    • Olá Luciana. Provavelmente ele pode não lidar com o fluxo do leite. Pode ser devido a um problema anatomico como a língua outra nos bebês, ou deve corrigir com posicionamento e pega adequados. De uma olha nos posts sobre pega correta. Um bjo Dra Kelly

  • Olá Dra. Kelly, preciso muito de ajuda. Meu filho tem dois meses e meio e sempre mamou mto bem no peito, eu tinha bastante leite. Agora meu leite diminuiu muito e por isso dou duas a tres mamadeiras de LA. Estou ordenhando na bomba elétrica e so sai 20 ml. Meu filho fica o dia todo querendo peito e acho esta usando de chupeta. Eu to desesperada, nao quero desistir de amamentar mas nem do pediatra tenho apoio, me orientou a dar mais LA. Ele nao perdeu peso. Preciso de ajuda e não sei o que fazer, é meu primeiro filho.
    Acha que ainda tenho solução? Pode me ajudar por favor? Estou a ponto de desistir, nao tenho mais forças pois me falta apoio e orientação.

    • Oi querida! Procure o banco de leite da sua cidade. Ofereça mais vezes o peito e não desista. Ele está nunca fase de salto de crescimento! É normal quieter o peito mais vezes. Um bjo Dra Kelly

  • Ola meu bebe ja tem quase tres meses e como eu nao tinha bico no peito quando ele nasceu dei mama com bico de silicone,agora ele nao pega no peito de jeito nenhum oq fazer pra ele mamar?

  • Jéssica Fern 04/01/2016 Reply

    Olá, estou preocupada porque minha bebê arrota muito. Ela vai completar 1 mês dia 9 de janeiro e faz umas 3 semanas que ela está assim. Ela mama somente no peito, as vezes engole muito rapido, as vezes normal, as vezes pega da forma correta e as vezes não, mas sempre está com esse excesso de gases. Eu fico de 20 a 40 minutos com ela no colo arrotando, as vezes ela chora e se agita porque nao consegue, no meio de algumas mamadas também, e quando a coloco no berço ela acorda arrotando e chorando com muitos gases, muitas vezes nao consegue dormir por isso. A minha alimentaçao esta completamente restrita, nao como nenhum alimento que possa provocar gases nem que tenha lactose. A pediatra receitou Colikids e Mylicon, faz 1 semana que esta tomando mas não vejo resultado. Estou preocupada, não sei o que fazer.

    • As vezes pela forma que mama engole muito ar, veja se não há algo que possa melhorar a pega e posição no peito. E também leia os posts sobre cólicas do Blog. Um bjo Dra Kelly

  • Débora 15/01/2016 Reply

    Minha bebe tem cinco dias de vida e estou com dificuldade em manter ela acordada para mamar já tentei todas as técnicas possíveis ela vai pro peito em algumas mamadas mama 5, 10 no maximo 15 minutos e dorme e não continua de jeito nenhum sente muito sono. As vezes ela mama 10 minutos espera mais 10 minutos e mama mais 5 minutos sempre um seio por mamada. Estou com medo dela perder peso. Isso é normal ? Ela mama de 3 em 3 hs dessa forma as vezes ela acorda antes.

    • vc pode ordenhar leite do peito e oferecer para ela no copinho enquanto ela está muito sonolenta para mamar. tente fazer isso para ajuda-la a ganhar mais peso, até ficar mais esperta para que possa mamar sozinha.

  • Pingback: 10 dicas para aliviar a cólica em bebês | pediatria descomplicada

  • Denise 25/01/2016 Reply

    Olá Dra, Kelly, preciso de orientação, por favor. Meu bebê está na sexta semana de vida e há pouco mais de cinco dias vem apresentando um comportamento que me leva a crer que esteja passando por um surto de crescimento (concluí isso após ler os sinais aqui no seu blog!). Percebi nesses dias que o bebê tem demonstrado agitação em algumas mamadas. Fica com o rostinho vermelho, pega e solta o peito várias vezes, agita as mãozinhas e chora… A sensação que tenho é que ele sente alguma dor enquanto mama.
    O pediatra que o acompanha disse que esse comportamento é característico de cólica e recomendou o uso da Simeticona de seis em seis horas (o que eu já administrava uma vez que as cólicas insistem em permanecer desde o 15º dia de vida), mas não tenho observado melhoras. Será mesmo cólica o que meu bebê apresenta? Fico preocupada que a longo prazo essa agitação traga prejuízo ao processo de amamentação. O que a senhora me diz a respeito? Destaco que estou exclusivamente no leite materno em livre demanda desde a maternidade e o bebê não usa chupeta.
    Fico agradecida desde já pela sua atenção.

  • val 29/01/2016 Reply

    Olá dr Kelly.
    Meu bebê está com 5 dias e não consigo fazê lo pegar o seio corretamente. A boquinha é muito miúda e ele começa logo a chorar. Meus seios estão ferindo. Existe alguma técnica neste caso??
    Adorei o post e o blog.

    Obrigada

  • Danubia Santos 03/02/2016 Reply

    Grata pelas informações!!! Ainda sim peço socorro!! Meu bebê está com 1 mês E 20 dias e chora o tempo todo mama no peito e desde o nascimento a mamadeira por orientação médica.. Não está dormindo a noite mama quase 150 ml de mamadeira e ainda fica chorando… não sei mais o que fazer!!! Chega a regurgitar, mas ainda sim chora e o pior por causa do complemento não faz cocô sem o supositório… O médico ja me disse que é assim mesmo.. mas estou preocupada!!!

    • Danubia, continue amamentando em livre demanda, pois só dessa forma você irá fazer com que seu corpo produza mais leite.

    • Richard Maus 16/05/2016 Reply

      Danubia, tb vale fazer um exame pra verificar a possibilidade de infecção urinária. Passamos por uma situação parecida com a sua, inclusive com perda de peso da nossa filha do primeiro pro segundo mês. Depois que uma pediatra cogitou essa possibilidade, fizemos o exame que deu positivo pra infecção, com leucócitos acima de 500mil. Feito o tratamento, os choros passaram e ela voltou a dormir melhor. Sobre o complemento, de início usamos o NAN que tb constipou a menina. Então passamos pro Enfamil e melhorou muito. Espero que nossa experiência possa ajudar vcs. Tudo de bom! E parabéns, Kelly, pelo blog!

  • Pingback: Alergia alimentar, alergia ao leite de vaca e intolerâncias no bebê amamentado | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação ideal x real | pediatria descomplicada

  • Claudia Rocha Martins 11/04/2016 Reply

    Obrigado eu Já estava
    desesperada não sabia mais o que fazer a minha bebê não larga do meu peito não dorme quase nada fiquei mas tranqüila depois que eu li falando sobre o a sunto

  • Andréia 07/05/2016 Reply

    Por favor me de uma dica!
    A minha filha não abre bem a boca para a “boa pega”. Eu fico esperando e ela começa a chorar, arranha meus seios, coloca as mãos na boca, é um desespero…e eu estou com um dos seios bem machucado, o outro esteve também mas sarou só q esse não sara e toda vez que tem que dar de mamar desse lado eu só falto chorar. Meu bico ta tipo “descolado” na parte inferior. Às vezes ele volta pro lugar mas aí quando vou amamentar descola outra vez provocando muita dor…

  • Edneia Alves 20/05/2016 Reply

    Minha filha está com 2 meses e 5 dias. Sempre mamou super bem , só que faz dois dias que toda vez que vai mamar chora muito. Ela pega e larga o peito chorando , tento trocar de posição mais ela só conseguiu mamar melhor deitada na cama , fora isso ela passa o dia bem brinca da risada mas quando quer mamar é só choro e da pra ver que ela quer mamar está com fome mais alguma coisa está fazendo com q ela chore muito com se estivesse com muita dor. Me ajudem por favor

    • Lays 23/06/2016 Reply

      Edineia Alves então, isso também acontece com a minha filha e descobri junto com o pediatra que sai muito leite e ela engasga por isso chora e larga o peito aí depois fica nesse desespero para pegar o peito de novo. Ele disse que o jeito é ter muita paciência, e dar mamar a ela mais sentada do que deitada….. Espero que te ajude….

  • Graziela 13/06/2016 Reply

    À noite passada minha bebê dormiu cugano o meu peito a noite toda, e quando eu acordei infiei o dedo na boca e tirei o bico do peito e logo vi que tava uma bolinha de sangue no pico do peito e eu tô muito preocupada ! Isso pode acontecer durante muitas horas o bebê no peito?

  • Pingback: Mitos sobre a língua presa e porque ela afeta a amamentação – Parte 2 | pediatria descomplicada

  • Ana Maria 07/07/2016 Reply

    Dra Kelly adorei suas materias..  tem me ajudado bastante. E gostaria de sua orientacao.. minha amamentacao sempre foi complicada.. tenho protese de silicone e nao sei se isso contribuiu para que os seios ficassen engurgitados com mais frequencia e ejetasse leite na boca, olhos, orelhas, narinas da minha filha com tanta frequencia…o que deixa minha bebe bte irritada… com 50 dias de vida, por exclusao notei q ele tinha sinais caracteristico de refluxo oculto… chorava por muito tempo apos arrotar, entao  iniciamos o tratamento e ela melhorou demais, hoje minha filha tem 4m e meio..
     E ha um mes esta se distraindo na mamada por qualquer barulho ou movimentacao… e  chora muito  durante as mamadas… mama uns 2 a 3 minutos e logo chora.. nao quer mais o peito… mas sei que nao mamou o suficiente… ontem algo me chamou a atencao… a tarde mamou 160ml de leite q eu tinha congelado (enqto eu trabalhava) , mas sua ultima mamada no peito tinha sido bem curta… e depois sò aceitou mamar 4h apos… serà q ela esta passando fome? Por isso qdo mama no.peito nem sempre da intervalo de 3h? Mas.ontem.mamou 160ml na mamadeira e esperou 4h…
    Isso me esgota… nao sei se è o refluxo… se tem algo mais grave… ou se è o  genio forte dela…
    Só mama gostoso na madrugada.. qdo esta dormindo… (mesmo se espirrar na boca dela, parece q ela nao se irrita qdo dormindo..) cheguei à conclusao que ela.mama melhor dormindo do q.acordada… e as mamadas geralmente duram de 15 a 30 minutos no maximo…
    Gostaria da sua ajuda…
    Mto obg

    • Ela pode estar passando por um salto de crescimento ou desenvolvimento e querer mais leite . Continue oferecendo livre demanda. Se não melhorar vc deve procurar um especialista em amamentação. Um Bjo Dra Kelly

  • Pingback: Como Aumentar a Produção de Leite Materno | pediatria descomplicada

  • Cristiane Roupe 13/07/2016 Reply

    Boa noite!
    Meu bebê está com quase 2 meses e está com todos os sintomas de bebê fussy só que nem a mamadeira quer pegar, ela chora muito e tudo que fazemos não adianta. Isso é normal ou é algo que tenho que me preocupar? Desde já agradeço.

  • Pingback: Amamentação: mais instinto e menos regras | pediatria descomplicada

  • Miriam 09/08/2016 Reply

    Olá estou desesperada, pois minha bb de 4 meses se recusar a mamar o peito, e nao aceita mamadeira(o bico), e outro leite ( gospe tudo fora). Ela fica sem mamar hrs, e quando consigo fazer ela pegar o peito, ela mama 3 min. No max. Ela chora de fome, e fica muito nervosa quando ofereço o peito, se joga muito para trás com tanta força que quase não consigo segurar ela. Já estamos tratando refluxo nela tem 3 meses, ja foi trocada medicação, não sei mais o que fazer, alguém passando pela mesma situação. Obrigada

  • Carla 11/08/2016 Reply

    Dr.Kelly,adorei essas informações mais mesmo assim ainda estou meio reciosa.
    Sou mãe de primeira viagem,meu filho tem 2 meses e 20 dias e faz exatos 2 dias seguidos que ele chora muito durante o dia,quando vai mamar ele mama um pouco e logo larga o peito e chora como se estivesse com dor,e dai dorme,a principio achei que fosse dor de barriga mais eu dou Flagass para ele e me parece que não está adiantando dou Finchicorea tbm.Você poderia me ajudar estou muito preocupada.
    Desde já obrigada

  • Pingback: | Meu filho tem a língua presa, e agora?

  • Pingback: O que não se deve dizer a uma mãe que amamenta – Parte 2 | pediatria descomplicada

  • elisabeth 08/12/2016 Reply

    Ótimo o site, eu tenho uma bb de 1 mês e 17 dias a mesma esta totalmente inquieta quer peito toda hora , nada esta bom!
    Gostaria de saber se isso acontece com esse pouco tempo de vida .
    Ou se tem outra hipótese?

  • Lidy 24/01/2017 Reply

    Oi.minha bebe tem 4 meses saio muito e deixo o leite tirando na mamadeira.mas de ums dias p ca ela nao que mas pega o peito so q o leite na mamadeira o que fazer p ela volta ao peito ??? Me ajudem por favor

Deixe uma resposta