urso

Mitos sobre amamentação: Meu leite não sustenta!

amamentação, dica para amamentar, pediatria descomplicada, dra kelly oliveiraMuitas mamães que amamentam exclusivamente ao seio materno percebem que, em determinadas épocas, o bebê fica praticamente o tempo todo no peito, e mama com mais frequência. Uma das conclusões erradas sobre isso é que o seu leite “é fraco”, ou “não sustenta” porque se sustentasse, o bebê não mamaria o tempo todo. Além disso, você, mamãe, vai deixar ele passar fome? Resultado: muitas mamães, por insegurança, falta de informação e pressão externas acabam cedendo à mamadeira, pois aí sim, o bebê “estará satisfeito”.

Hoje vamos falar um pouco sobre porque o bebê em determinados momentos precisa tanto do leite materno em maior frequência e quantidade. Vamos desmascarar cada mentira contada às mamães aqui, que as impedem de amamentar de maneira correta.
A maioria dos bebês apresentam o que chamamos de “surtos de crescimento” durante o primeiro ano de vida.

Para mais informações sobre a importância do aleitamento materno, como funciona a produção de leite, qual a pega e posição certas para amamentar, amamentação e trabalho, veja esses posts.

O que é o “surto de crescimento”?

Surto de crescimento nada mais é do que o crescimento acelerado do bebê em um curto espaço de tempo, que aumenta consequentemente a sua demanda por leite. Se você tem um adolescente em casa, ou conhece, pense em como ele come na fase de “estirão”…isso acontece com o bebê, mas numa escala muito maior! Durante aquisições no seu desenvolvimento como rolar, sentar, engatinhar, falar, a criança também “exige” uma maior demanda, pois o seu cérebro cresce numa velocidade enorme!
No bebê amamentado exclusivamente ao seio materno a ingesta de leite pode aumentar exponencialmente nas primeiras semanas de vida, o que acompanha o crescimento da criança a olhos vistos! O aumento da ingesta de leite materno é temporário

Quando ocorrem os “surtos de crescimento”?

Isso pode variar de bebê para bebê, mas geralmente ocorrem em torno de 7 a 10 dias, 2 a 3 semanas, 4 a 6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses, em maior ou menor intensidade.

Ocorrem mais alguns surtos de crescimento após o primeiro ano de vida do bebê também, e também durante a adolescência.

Quanto tempo o surto de crescimento dura?

A sua duração média é de 2 a 3 dias, mas às vezes pode demorar 1 semana ou mais.

Quais são os sinais que ajudam a saber se a criança está passando por um surto de crescimento?

  • O bebê mama a toda hora, quase que sem pausa.
  • O bebê antes dormia a noite e agora está acordando várias vezes para mamar.
  • O bebê pega o peito e solta, ficando agitado nos intervalos.
Estes sinais sinalizam para o corpo da mamãe: “PRODUZA MAIS LEITE AGORA!” Nosso corpo entende muito bem o que está acontecendo e irá responder às necessidades do bebê. A sucção extra do bebe irá estimular a produção de mais leite.

Sinais observados após um surto de crescimento

  • Bebê dorme mais horas por um dia ou dois
  • A mãe nota as mamas mais cheias
  • O bebê acalma ao seio materno
  • Você pode notar um aumento das fraldas molhadas com o aumento da ingestão de leite pelo bebê.

Como lidar com os surtos de crescimento?

Confie na demanda do seu bebê. O bebê irá naturalmente receber mais leite pelas mamadas mais frequentes, e sua produção de leite vai aumentar. Não é necessário (nem desejável) complementar o seu bebê com fórmula ou leite ordenhado durante um surto de crescimento. Nesse momento, qualquer interferência na amamentação irá atrapalhar o processo, interferindo com a oferta natural e a demanda de produção de leite, e vai impedir que seu corpo entenda que PRECISA produzir mais leite durante o surto de crescimento.
Ouça seu corpo.  Algumas mães que amamentam sentem mais fome ou sede quando o bebê está passando por um surto de crescimento. Coma bem, de maneira saudável e tome muito líquido.
Tome muita água. Você vai ver que amamentar dá uma sede absurda, e nessa fase de maior demanda, mais ainda! Deixe uma garrafinha de água sempre próxima de você para não esquecer de tomar água.
Não se prenda ao relógio. Se existe algo que ajuda as mamães a sobreviverem aos surtos de crescimento com um sorriso no rosto é não se prender ao tempo das coisas. Não se prenda em quanto tempo o bebê mama, há quanto tempo o bebe mamou pela última vez, e quantas vezes você teve que acordar a noite para amamentar….o bebê vai querer mamar…e muito!
Saiba ouvir o seu bebê. Interprete os sinais. Lembre-se que nem tudo é fome, mas se a bebê mama a toda hora (e mama bem), e acalma quando está no peito, provável que seja mesmo um surto de crescimento. Não se desespere, continue amamentando, descanse ao máximo, peça ajuda e aguente firme.
Não dê fórmula de jeito nenhum, muito menos na mamadeira. As mamães costumam pensar que o seu leite não está “sustentando”, porque se tivesse, o bebê não mamaria toda hora. Pensamento errado!!! Como já vimos, existem outras causas para o bebê chorar e querer o peito toda hora. Esses momentos de surtos de crescimento são essenciais, e se você der mamadeira o seu corpo vai entender que NÃO precisa produzir mais leite, e esse aumento de produção não vai acontecer.
Fique tranquila, busque apoio e saiba que você está fazendo certo! Os surtos de crescimento podem deixar os papais confusos, pois quando pensamos que estamos começando a entender melhor os sinais que o nosso bebê transmite, tudo muda novamente. O bebê fica o dia todo no peito mamando, o bebê que dormia a noite toda volta a acordar, fica mais agitado sem um motivo aparente…nesse momento é importante buscar apoio e saber que essa fase dura alguns dias e depois tudo volta ao normal.
Lembre-se: nessa fase é super importante ter um pediatra acompanhando o crescimento de desenvolvimento do bebê e que passe a tranquilidade que vocês, pais, precisam nessa fase.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas! Como tem sido a experiência de vocês? Compartilhe aqui!

Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).

Um abraço,

Dra. Kelly Marques Oliveira

CRM 145039

Consultório particular em São Paulo: (11) 5088-6699

*As informações dadas aqui não substituem a consulta médica. Se houver dúvida o médico deverá ser consultado.

 

photo credits: http://mybabyguide.com/national-breastfeeding-week/

94 Comments

  • Manuela 13/02/2015 Reply

    Dra Kelly estou passando por um momento exatamente como o mencionado no seu texto. Minha produção de leite baixou drasticamente e minha bebe está muito agitada na hora das mamadas. Esperneia, bate as mãozinhas, puxa com força o bico do meu seio, tira e coloca a boca o tempo todo. Reclama, chora. As mamadas tem sido um verdadeiro stress. Meus seios ficaram murchos, mas qd tiro o peito da boquinha dela pra verificar sai um pouco de leite mas não tenho certeza se é pouco ou suficiente pra ela. O medico já prescreveu leite artificial mas não tenho certeza se estou no caminho certo. Já tentei ajuda com Bancos de leite mas ninguém soube me ajudar nisso. Nao tenho certeza se meu leite é suficiente e gostaria muito de continuar amamentando. Me ajude nisso? Estou muito confusa e sem ter a quem recorrer!

  • Caroline Hayden 14/02/2015 Reply

    Eu sinceramente amamentar é um desafio para mim!!!! Minha filha em 30 dias só ganhou 100g e está no meu leite exclusivamente. A pega correta, livre demanda total!! Sou médica, sei a fisiologia… Mas não entendo!!!! E aí vai a pedir auxílio a pediatra a solução é complemento!!! Quero muitooooo entender isso!!! Tô começando a acreditar realmente que tem mulheres que produzem pouco leite mesmo!!!!

    • Olá mamãe Caroline. Imagino sua angústia. Amamentar muitas vezes é um desafio, mas precisa de um acompanhanmento profissional para isso. Sugiro que você procure ajuda para isso. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

    • Ellen 14/03/2015 Reply

      Querida, sei que nessa época a gnt ouve palpite de todo lado, mas me permita uma dica, observei que meu leite sempre aumenta quando faço uso de alimentos a base de milho e castanhas e nozes, principalmente amêndoas e castanha do pará. Algumas vezes percebia que meus seios estavam meio murchos, comia algum desses alimentos, tomava agua e ia dormir, os seios, ao acordar estavam cheios, vazando até! Dá uma pesquisada sobre alimentos que ajudam, ou procure um nutrologo, pode ser a solução! Boa sorte!

  • Pingback: Amamentação: bebês que dormem no peito ou choram para mamar, o que fazer?   | pediatria descomplicada

  • Thaís 17/02/2015 Reply

    Nossa Manuela! Estou passando pelo mesmo que vc!!! Igualzinho!!
    Minha bebê além de fazer tudo isso que vc falou ainda me dá tapas e murros com as mãozinhas , solta o peito toda hora e encurva para tras…
    Ela começou com 2 meses e isso já dura mais de um mês… Agora ela está com mais de 3 meses…
    No início a única posição que ela aceitava era mamar deitada! Custei a descobrir…dei uma de detetive nessa hora pois poderiam ter muitas causas… Ai eu deitava com ela na cama e ficávamos o dia todo com ela pendurada no peito! E ela dormia.. Acordava… Dormia…porém sempre sugando!! Eu emagreci horrores… Estou com 46 quilos…Meus peitos murcharam… Tive estado de fraqueza (mesmo alimentando bem e tomando vitaminas e litros de chá de erva doce)…pressão arterial 9.6..
    No início eu cheguei a achar que ela estava querendo apenas chupetar…. Tentei entrar com a chupeta… Foi um fracasso!! E comecei a tirar o peito dela toda hora…pois até então estava achando Q ela estava chupetando… Resultado disso foi na consulta a pediatra na semana retrasada… A pediatra disse Q ela ganhou apenas 500g…sendo que deveria ser 700g…. Mencionei a ela o que aconteceu e ela disse Q meu leite está pouco, por isso a agitação! Ela disse que pode ser por causa do anticoncepcional tbm! Mandou dar fórmula!! No desespero eu comecei a dar mamadeira uma vez a noite! Aos pouco fui me pegando dando mamadeira de dia Tbm!!! Estava indo para o caminho do desmame… Me sempre muito triste e pensativa com tudo isso e na dúvida sobre o que pode ter acontecido!!! Antes eu tinha muito leite!!! Por que agora meu leite foi diminuir desse jeito!?!?! Foi aí que liguei para o meu obstetra… Contei pra ele o que estava acontecendo.. Ele mandou tomar Plasil 3x ao dia… Resultado disso foi um sono terrível!! O próximo estágio do meu sono era o coma! De ontem pra hoje não tomei mais Plasil não!!
    Bom, minha situação hj é que não sei se foi coincidência, meu leite deu uma leve aumentada! E minha filha diminuiu um pouco de ficar pendurada no peito!! Mas ainda insiste em só mamar deitada… E continuo dando fórmula a noite… Reduzi para 60…90ml só… Meu próximo passo é parar com a fórmula! Se Deus quiser!!
    Quando li esse post eu até arrepiei!!! Ninguém nunca havia me falado algo relacionado a isso!!! Só ouvi que meu leite não sustenta e o fluxo reduzido!!
    Esse post faz muito sentido pelo que passei e estou passando!! Ainda bem que tenho força de vontade e insistência para continuar a amamentar Cheguei até pensar em desistir e entrar com a fórmula de vez….mas vou lutar enquanto puder!

    • Olá querida Thais. Obrigada por compartilhar sua experiência aqui no blog, vemos que não estamos sozinhas. Como expliquei nos 2 últimos posts, há 2 principais razões que causam o desmame. Uma são esses surtos de crescimento que todo bebê apresenta, em maior ou menor intensidade e podem deixar as mamães inseguras e exaustas, a boa notícia é que passa. O outro é o fluxo diminuído de leite, não necessariamente a produção de leite! A solução que a maioria das pessoas trazem é o complemento, mas o problema disso é que não vai na raiz do problema! Não abordando a causa, e dando o complemento, a tendência é realmente a produção diminuir. Existem outras alternativas que podem e devem ser utilizadas. Não desanime, você está no caminho certo. Procure ajuda e apoio de pessoas que apoiem a amamentação e tenham algo a acrescentar. Tenho outros posts sobre amamentação no meu blog que opodem te ajudar a passar por esse momento, dá uma lida: Amamentação: Dicas para tirar mais leite, Amamentação: perguntas e respostas, Amamentar: como funciona no meu corpo. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

      • Thais 17/02/2015 Reply

        Nossa Dra. Muito obrigada!! Vou correr atrás e me informar conforme sua orientação! Bjos

  • Raquel Araujo 19/02/2015 Reply

    Olá bom dia!
    Amei ter lido sobre o surtos de crescimento, pois meu filho tem 4 meses e estava acordando demais de madrugada e eu achava que era fome e que meu leite ja não dava mais. Resolvi dar leite na mamadeira, mas ele não aceitou nenhum tipo de leite, nem a mamadeira, que por sinal foi bom so assim continuei amamentando normalmente. E esse surto durou 1 semana e alguns dias mais percebi que ontem ele ja dormiu melhor, só acordou 2 vezes.
    Obrigada, me ajudou muito a entender mais sobre o que estava acontecendo.

    • Olá Raquel, que bom que ajudou a esclarecer um pouco as coisas por aí. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: Erros comuns que nos levam a pensar que o bebê mama pouco | pediatria descomplicada

  • Cristina Arcos 22/02/2015 Reply

    Olá Dra. Kelly.

    Admito que seu post me tranquilizou parcialmente já que minha mocinha está com exatamente 6 meses e ultimamente está mais grudada que nunca, assim como a Thais, a minha pequena só quer mamar deitada. Admito que até os 5 meses complementava as mamadas com leite próprio para bebês, 90 ml para ser mais precisa, ocorre que após completar 6 meses a pequena rejeitou o bendito leite e não quer de forma alguma beber, não sei se é por conta das frutinhas que comecei dar para ela, assim como legumes tbm e lhe digo que isso me preocupou bastante, agora ela esta mamando somente no peito e não quer pegar de forma alguma o leite, até pensei em complementar com mingau, pois acho que ela não esta ganhando peso como antes. Em sua ultima consulta a pediatra, ela disse que a bebe estava se desenvolvendo muito bem para sua idade (5 meses), pois, estava pesando 8,600 kg e medindo 67 cm e sentia o pezinho, agora notei que ela esta mais levinha, sera que e por conta desse “surto do crescimento”? Devo introduzir mingau em sua dieta? Ou deixar somente no peito e comendo frutas e legumes?

    • Olá querida Cristina. Que bom que você ficou mais tranquila. Na verdade tudo que você escreveu aqui só dá um respaldo para manter o aleitamento materno, sem outros leites! O peso dela é adequado para idade, e ela está comendo de tudo! Que ótimo! Não é preciso dar nenhum outro leite para ela que não seja o do peito. O importante é introduzir a alimentação complementar. Para um atendimento profissional e especializado, atendo em em consultório em São Paulo (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Amamentação: Como dar leite materno no copinho | pediatria descomplicada

  • Pingback: Como saber se o bebê está mamando bem? Como saber se efetivamente retira leite do peito? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Uma abordagem diferente: não olhe para números na amamentação, olhe para o bebê! | pediatria descomplicada

  • Gleyce Cavalcanti 04/03/2015 Reply

    Ola Dra, estou tão exausta!! Meu bebê fará 4 meses dia 06/03 e estas ultimas 3 semanas estão sendo penosas pra mim. Ele, que acordava 1 vez pra mamar na madrugada, está acordando a cada 2 horas, acredito, que algumas vezes, nem chega a 2 horas, e esta situação está me deixando super desconsolada. Sou enfermeira, inclusive, meu TCC foi sobre os beneficios do aleitamento materno à prevenção de doenças e auxilio no desenvolvimento como um todo ao bebê, ou seja, não sou leiga e lí muito pra desenvolver meu TCC. Mas, sinceramente, estou tão cansada em não ter tido nem se quer 2 horinhas ininterruptas de sono, que chego a pensar num leite artificial. Amo meu filho, fiz de tudo pra amamentá-lo e prosseguir nisso, mas, sinto que estou chegando no meu limite. Ele não dorme direito pela manha, a tarde tira um outro cochilo e na madrugada é essa loucura. Procuro forças do além, ando irritada e frustada. Já lí muito sobre o surto de crescimento, mas estou achando estranho a duração ao meu filho, quase 1 mês assim é estranho. O que a senhora me diz…
    Obrigada pelo espaço.

    • Olá querida Gleyce, obrigada por compartilhar aqui sua história. Imagino o quanto tem sido difícil. Felizmente nem tudo é amamentação e nesse caso, existe a rotina do sono que precisa ser estabelecida para o seu bebê e você precisa descansar! Sem repouso e com o aumento do estresse e ansiedade a produção de leite cai, pois o mecanismo é hormonal. Procure ajuda e apoio de que você precise, e não se cobre tanto! Se precisar de ajuda profissional e especializada, atendo em consultório em São Paulo, telefone (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

      • claudia 18/03/2016 Reply

        ola Dra porque que eu so produzo leite depois da 5 da manha ate as 10 horas? por favor me responda.

  • Pingback: Como retirar o leite materno | pediatria descomplicada

  • Pingback: Padrões de sono do bebê: Como marcos importantes podem afetar o sono | pediatria descomplicada

  • Pingback: Sono do bebê: como fazer a transição do berço para a cama | pediatria descomplicada

  • Pingback: Mitos da amamentação: amamentar um lado por vez? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: leite anterior e leite posterior existe? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Amamentação: respostas a algumas dúvidas existenciais! | pediatria descomplicada

  • luciene 28/05/2015 Reply

    meu filho tem 1ano e meio e quero tira o peito dele ,como faço para tira?ele não quer comer nada só quer o peito

    • Olá Luciene. A questão da comida com o peito provavelmente é porque ainda tem alguns erros muito importantes em relação a isso. É preciso oferecer comida, solida, não papa e participar das refeiçoes da família. O peito não é o problema. A orientação do Ministério da Saúde é que a criança mame até 2 anos de idade ou mais. Se precisar de acompanhamento profissional, atendo em consultório particular em São Paulo, para marcar consulta você pode ligar para (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Mais amor, por favor – Humanização na saúde e método canguru | pediatria descomplicada

  • Pingback: Dicas de inverno: dúvidas comuns para o frio -parte 2 | pediatria descomplicada

  • Pingback: Quando iniciar a introdução alimentar – recomendações | pediatria descomplicada

  • Katlyn poliana matozo 11/09/2015 Reply

    Queria tirar uma dúvida eu já parei de dar mamar pro meu filho tem 5 anos eu ainda tenho leite eu posso dar para outra criança vai fazer mal meu seio sai bastante leite ainda?

  • Dayane 24/09/2015 Reply

    Oiie preciso muito de ajuda meu leite está cor de água suja n está forte e minha filha chora que mama toda hora , e eu n quero datl a mamadeira a ela … Me ajudem .

    • Oi Dayane veja aí no Blog o que pode te ajudar em relação a informação, e se puder procure um banco de leite para ajuda-la ou algum especialista em amamentação. Atendo em consultório em São Paulo, se precisar de ajuda. Um bjo Dra Kelly

  • Nilian 08/10/2015 Reply

    Estou passando por isso neste momento. Bate um desespero… não dei suplemento pra ele por que não tinha em casa e não tinha como comprar já quw passa da 1 da manhã. Ter lido essa matéria me deixou muito aliviada, pois estava certa que não tinha mais leite e que meu bebé de 40 dias estava faminto. Não sei o quês seria de mim sem esses socorro… tudo corro pro Google. Obrigada.

  • Pingback: Carta às mães que não conseguiram amamentar…ou ainda lutam | pediatria descomplicada

  • Jenifer Vargas 21/10/2015 Reply

    Na verdade gostaria de fazer uma pergunta. Eu caí no erro de dar mamadeira ao meu bebê achando que meu leite não era o suficiente. E a própria pediatra que permitiu dar mamadeira quando cheguei no consultório Dizendo que meu bebê mamava apenas cinco minutos e nada mais por isso tinha medo de não estar produzindo leite suficiente. Meu peito não enche mais como antigamente. eu ainda tenho dar o peito mas depois da mamada sempre dou a fórmula. depois que vi esse post percebi que na verdade eu estava errada e meu leite alimenta sim meu bebê. Posso tirar a mamadeira de jogo e deixar apenas o peito? Agora nesse tempo dando será que meu leite não produz mais como antes? Se eu parar de dar mamadeira meu bebê estará alimentado? Como voltar a dar só o peito e retirar a mamadeira?

    • Vá diminuindo a mamadeira aos poucos e comece a oferecer mais vezes o peito para estimular a produção. Não desista! É possível voltar a amamentar exclusivamente sim! Um bjo Dra Kelly

  • jaynie 25/11/2015 Reply

    Cara adorei suas dicas muito obrigada se vc estivesse no rio com certeza vc seria a pediatras da minha filha .

  • Virgínia Nazato 04/12/2015 Reply

    Dra Kely, boa tarde!
    Tenho a impressão que estou passando por este surto com minha bebê, tenho bastante leite e ela mama bem, o problema é que ela tem vomitado, como se a quantidade de leite fosse demais pra ela. Estamos tratando para refluxo, conforme orientação da pediatra, mas não sei o que fazer, pois fora do peito ela só chora, mas se mamar muito tbm parece que fica incomodada com o estômago muito cheio.
    Eu dava em livre demanda, mas a pediatra orientou que talvez esteja mamando demais e pediu pra fazer intervalo de 2h entre as manadas para ela não vomitar, mas tem sido impossível.
    Há algo que eu possa fazer?

  • Millena Brandão 09/12/2015 Reply

    Mas é possível o bebê está nesse surto de crescimento e não engordar o suficiente??

  • max 12/12/2015 Reply

    boa noite Dr. kelly sua resposta tem nos ajudado muito. Que Deus te abençoe em nome de Jesus Você esta no nosso coração

  • Layane 06/01/2016 Reply

    Bom dia!Dr.Kelly estou com uma dúvida cruel,minha bebê tem 40 dias mama super bem e por acordar de duas em duas hs a noite a pediatra pediu para dar.complemento nossaaaa até doeu coração,pois tenho leite.com abundância e ofereço toda hora que o bebê chora e percebo que está.com.fome,mas.ela falou que ela devia ter.engordado 30 gramas e engordou só 25 gramas por semana!Mas não quero dar.complemento nem.comprei !Será que devo? 🙁

    • Parece ser um salto de crescimento, mas procure ajuda de quem apóia amamentação e poderá te orientar. Procure ajuda no banco de leite tb. Um bjo Dra Kelly

  • Keyla 06/01/2016 Reply

    Oi Dra Kelly.
    Tenho uma dúvida, eu tenho uma bebê de 1 mês e 10 dias, desde quando ela nasceu eu dou o peito mais tenho q complementar com fórmula. Eu ñ queria mais ela chorava muito e todo mundo dizia que era fome e eu dava o peito e não adiantava. Quero saber se mesmo agora com um mês e tomando outro leite eu consigo dar pra ela só o peito e saber se sustentou?

    • Vc verá isso pelo comportamento do bebê, ganho de peso e outros sinais. Não desista da amamentação, continue oferecendo e procure ajuda. Um bjo Dra Kelly

  • Lauriani 15/01/2016 Reply

    Bom dia…Dr tenho uma bebê de 2 meses e 5 dias ela só dorme uns 20 minutos na parte da tarde e à noite fica das 11:00 da noite até 3 horas da manhã no meu peito. Não sei o que fazer todos estão falando pra eu da fórmula que é fome mais eu não quero sempre sonhei em amamentar perdi minha primeira filha não amamentei ela. Já chorei tanto porque estou cansada ela só para de chora no meu peito ela quer peito o tempo todo e fica agitada e cansada estou quase levando ela no medico ela dorme 8 horas por dia me ajuda o que Eu faço . Muito obrigada

    • oi Lauriani, vc precisa ver se ela está passando por algum salto de crescimento, ou se está com dificuldade para mamar (transferir leite). Procure ajuda especializada ou um banco de leite humano para informações. espero que consiga. um bjo

  • Bárbara Costa 28/01/2016 Reply

    Olá doutora! Estou passando por isso, só pode ser!
    Meu bebê tem 29 dia e há 2 dias chora muito, fica irritado entre as mamadas, antes dormia mais e agora passa muito tempo acordado, chora bastante entre o intervalo das mamadas, se espreme bastante tbm.
    Sinto minha mama vazia, e exige peito o tempo todo. Estou com medo de ser pouco leite, refluxo, azia… Mas esse post foi esclarecedor! Obrigada!
    Outro medo que tenho é se pode fazer mal para meu bebê mamar demais. Isso existe?
    Ele pode passar mal, ter cólicas por mamar demais? Me ajude.
    Descobri seu site hoje e estou apaixonada por sua abordagem! Que possas sempre continuar escrevendo e nos ajudando!
    Abraço.

  • Ludmila Senne 29/01/2016 Reply

    Olá Dra. Entrei em seu blog para ler sobre Introdução Alimentar,mas achei este artigo que retrata exatamente o que estamos passando aqui em casa,como tantas colegas dos comentários acima também achei que estava com”Pouco Leite” . Minha baby tem 5 meses,estamos na amamentação exclusiva,me esclareceu muuito suas dicas,Só fiquei com uma duvida em relação ao assunto,Este surto afeta também o sono dos bebês? pois ela tem tirado 3 a 4 cochilinhos de 15 a 30 minutos no máximo ao longo do dia,e anoite acorda varias vezes para mamar.

  • Samira 02/02/2016 Reply

    Bom sou enfermeira e nunca adepeta a introdução da fórmula, sempre quis que meu bebê alimenta-se de leite materno. Mas aconteceu o que menos queria a introdução da fórmula. PQ? Pq meu baby só estava perdendo peso e 3010 kg que ele havia nascido na primeira semana foi a 2700kg e depois de um mês completo foi á 2600kg. Estava muito magro e então comecei com a fórmula segundo uma conduta médica.
    Sempre me cuidei hidratava bastante e meu baby ficava o dia inteiro no peito e quando terminava chorava muito então não saia do peito. Não existe leite fraco mas existem mulheres que não possuem a capacidade de produzir um volume necessário para nutrir um baby.

  • Mariana 02/02/2016 Reply

    Meu Deus, minha filha está com 9 dias e desde ontem ela está desse jeito descrito no texto… ela dorme de dia mas com mto esforço e de noite sem ir horrores para pegar no sono…. eh sou mãe se primeira viagem e um dos mês seios dói demais e os dois estão feridos. To me sentindo mal por não saber o que fazer não produzo todo o leite que ela quer e precisa.. to muito triste…

  • Paula 03/02/2016 Reply

    Dra. o pico do crescimento pode atrapalhar o sono do bebê? Acredito que meu filho esteja passando por isso, mama o dia inteiro e meu seio nem fica mais cheio (antes acordava com a cama toda molhada). Estou em acompanhamento em um banco de leite, lá eles dizem que a pega está boa, que tenho bastante leite. Em relação ao peso ele poderia estar ganhando mais, mas nunca perdeu e sempre ganha pelo menos um pouco, já ganhou 400 G em relação ao peso que saiu da maternidade e cresceu 2,5 cm. A questão está em relação ao sono, ele
    não tem dormido. Durante o dia tira cochilos de uma hora, noite passada acordou de 1 em 1 hora pra mamar, já essa noite não dormiu nenhuma hora sozinho, se coloco no berço chora, só dorme no meu colo. Ele tem apenas 26 dias, mas já dormiu 4h seguidas, 2h, ainda não tem um padrão estabelecido. Tenho feito rotina de sono, mas nesses últimos dois dias não adiantou muito. Pode ser o surto de crescimento influenciando no sono? Só dormindo no colinho? Para aguentar tiro sonecas com ele no colo e tomo remédio para dor (meu seio ainda está se recuperando do tempo da pega errada). Estou no caminho certo? A insegurança atrapalha a aguentar essa jornada e ainda não encontrei um pediatra que dialogasse comigo, são contra a livre demanda e a favor do complemento…uma luta. Obrigada pela ajuda

  • Pingback: Alergia alimentar, alergia ao leite de vaca e intolerâncias no bebê amamentado | pediatria descomplicada

  • halline 15/02/2016 Reply

    Muito obrigada por esclarecer minhas duvida mim a judou muito

  • Pingback: Amamentação ideal x real | pediatria descomplicada

  • Georgianna 29/03/2016 Reply

    Oi Dra.Gostaria que me esclaresse uma pergunta ta certo que os bebes sofrem esse tipo de surto né,minha neném esta com 4 messes e se encaixa perfeitamente nesse “tal surto” mais minha produacal de leite esta super baixa e não sei se esta sustentando minha filha pois a balança é a prova disso,pois no primeiro,segundo,terceiro mês ela ganhou um super pessoas ganhava 800g,600g, mais do mês 3 para o mês 4 ela ganhou só 200g quer dizer que dentro desse surto pode ocorrer este tipo de situação??

  • Ana 05/04/2016 Reply

    Ótima explicação. Me ajudou muito. Aconteceu isso mesmo.tenham paciência que da certo.rsrs e vcs maes peçam apoio aos pais.abraço

  • Aline Silvano Corrêa 08/04/2016 Reply

    Nossa… agora estou tranquila. É exatamente isso q está acontecendo com minha bebê. Eu achei q meu leite não a sustentasse, mas agora conhecendo o real motivo de mamar tanto, vou atender seu apelo com calma.
    Grata pela matéria.
    Saudações a equipe do site.

  • Viviane 13/04/2016 Reply

    Adorei o post. Mas sofro Pq dentro de um mês volto a trabalhar. E ai? Será q p ela n será sofrido querer esse peito livremente e n ter? Receio que ninguém queira ficar Pq ela chora mesmo!’

  • Magali 15/04/2016 Reply

    Meu bebê tem 40 dias. Os últimos 15 dias ele tem passado o dia mandando direto, da um intervalo de 30 minutos, ou nem isso, e quer mamar de novo… Durante esses intervalos geralmente ele fica agitado e acaba vomitando e só acalma no peito novamente. Consequentemente não quer dormir durante o dia, faz uma ou duas sonecas curtas… Já a noite acorda a cada duas ou três horas. Seria isso um surto de crescimento? Me preocupo pois ele vomita muito e fico pensando se está ficando satisfeito…

  • Elizama Souza 19/04/2016 Reply

    Minha filha têm seis meses, ela está só no leite materno, eu quero saber se posso acrescenta algumas coisas pra ela o quê faço?

  • bruna silva reis 04/05/2016 Reply

    Fiquei mais tranquila agora obg

  • Ludymila 06/05/2016 Reply

    Bom minha filha mama no peito desde do primeiro dia de vida. Mas ao completar 4 meses de idade eu passei introduzir futas e papinha. Sempre ela teve um bom apetitemesmo amamentado hoje o que me preocupa é que, ela tem 1 ano e 11 dias e ja tem mais ou menos 1 mes que ela nao quer comer nada apenas mamar o peito e como o meu seios diminuiu um pouco na produçao e apenas um seio dar leite as veses consigo fazer ela tomar um pouquinho de leite de caixinha mas ela apenaas quer mamar o seios estou desesperada o que faço e normal?

  • ana carolina donati 13/05/2016 Reply

    Dra. Kelly,
    Estou muito agoniada e deprimida pq o meu filho fez 4 meses e eu ainda não consegui fazer a pega correta. Já fui 4 vezes no Banco de Leite e lá verificaram que ele não tem problema. Mamou direitinho. Chego.em casa e só consigo amamentat deitada.. Ele não faz a pega correta quando estou sentada.. Já fui em.um.pediatra especialista em amamentação e também verificou que o meu filho não tem nada.. que eu é que estou estressada.. Ocorre que meu filho fez 4 meses.ontem e está pesando 5300kg.. Cada dia que passa.estou.mais deprimida.pq não posso sair com o meu filho já que não mama sentado.. Estou quase me rendendo à mamadeira pq a amamentação está sendo um martírio e nao um prazer.. Sempre.fui a.favor da amamentacao..fiz curso durante a gravidez, mas ,na pratica ,nada.. Estou pirando.

  • FERNANDA 17/05/2016 Reply

    Que bom que achei este blog, pois acabei de falar pro meu marido que achava que meu leite não estava sustentando. Minha filha está mamando mais e vive chupando as mãos.Acabou de acordar de madrugada pra mamar, sendo que já não fazia isso há quase 2 meses… Ela está com três meses e 8 dias

  • Gislaine iensen 19/05/2016 Reply

    Oii meu bebê engordou apenas 200 gramas em 1 mês , a pediatra disse que foi por que tomei 2 antibióticos tive infecção no útero e na bexiga , mas tenho bastante leite ! Estou dando nestogeno 1 e mesmo assim ela quer o peito todo minuto e logo que toma mamadeira também .

  • Daniele 30/05/2016 Reply

    Pena que normalmente é justamente o pediatra o primeiro q dizer que i leite da mãe não está sustentando

  • íris Daniele Mendes de Mello 04/06/2016 Reply

    Meu peito não enche muito e meu bebê quer ficar no peito quase que o dia todo e noite também, confesso que fico na dúvida, as pessoas sempre me perguntam. Será que seu leite está saindo? Será que tem o suficiente, pois tem pessoas que o leite vasa o tempo todo, Será que o leite está fraco, não pode deixar o bebê com fome não heim! E muito complicado essa pressão.

    • Thaíse Almeida 17/07/2016 Reply

      Daniele talvez possa ser a pega do bebê que não esteja correta mas seja firme e paciente que tudo dará certo…

  • Daniela 09/06/2016 Reply

    Minha filha completa 12 semanas amanhã e tem 3 dias que está com rotina toda alterada. Mama a cada 2 horas, não dorme durante o dia e a noite antes acordava 1 vez e agora acorda 3! É muito cansativo. Tomara que está fase passe logo.

  • Fernando 16/06/2016 Reply

    Nada melhor que ler essa mensagem neste momento. Acalentador para o que está acontecendo agora com nossa filha. Obrigado.

  • Josiane Brunetto 26/06/2016 Reply

    Boa noite, Doutora!
    Minha filha é prematura nasceu com 31 semanas. Na idade cronológica fará três meses nesta segunda dia 27 e na corrigida fará 01mes. Como conto esses estirões pra ela?

  • Pingback: Como Aumentar a Produção de Leite Materno | pediatria descomplicada

  • Flavia 03/08/2016 Reply

    Minha bebê está quer mamar o tempo todo, fica agitada no peito e nos intervalos. Mas dorme a noite toda e ganhou somente 470g em 33d. Minha mama não enche muito mas sai leite sempre que olho. Será salto de crescimento?

  • Fernanda 05/08/2016 Reply

    Meu bebê está com 24 dias e ñ consigo fazê- lo parar de mamar. Fico preocupada que ele me me tanto que possa passar mal. É possível? Na consulta de 17 dias ele já tinha engordado mais de 500g. Tive anemia durante quase toda a gravidez e ele nasceu com um nó verdadeiro de cordão, por isso chego até pensar q ele está correndo atrás do tempo perdido. .. rsrsrs

  • Pingback: Meu mamilo é plano ou invertido! E agora? Consigo amamentar? | pediatria descomplicada

  • Pingback: Carta à mamãe do bebê recém-nascido | pediatria descomplicada

  • Minha filha está com 9 meses e está desse mesmo jeito, não larga o peito de jeito nenhum.. Sempre pensei q meu leite não a sustentava, agora matei minha duvida.
    Ela esta assim ah 1 mês é normal ?

  • Fernanda 24/01/2017 Reply

    Hoje tive uma crise nervosa. Meu bebê vinha dormindo melhor. Mas há uns 15 dias acorda de hora em hora pra mamar. Esse pico de crescimento está demorando demais.

  • Sara sumie izumi 23/04/2017 Reply

    A minha bb nao engordou quase nada dps q saiu do hospital e hj ela tem 45 dias e a pediatra mandou eu dar aptamil pra ela esta certo?ela nasceu com 3640 e hj tem 3750 mais ela mama quase toda hora e porque naobengordou?e eu tenho leite ou eu acho que tem porque eu tiro na bombinha e sai bastante..

  • Rosana 08/07/2017 Reply

    Quero tirar uma duvida, perdi meu bebe a 5 meses eu estava de quatro meses. Vazou muito leite mas depois de um tempo parou, estou menstruando todos os meses normal, minha menstruação parou quinta feira e na sexta a noite tive relações com meu marido e hoje quando acordei minha blusa estava toda manchada de leite materno, eu não sei o que fazer estou muito preocupada.
    Se puder me ajudar agradeço

Deixe uma resposta