urso

Orientação sobre sucos: dar ou não à criança?

introducao alimentar, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra sao paulo , suco para criança

 Uma palavra sobre os sucos:

 Muitas mamães me perguntam em relação aos sucos: Dar ou não? A partir de que idade? Qual a quantidade? Fiz uma coletânea das recomendações de diretrizes nacionais e internacionais e artigos, tomei a liberdade de resumi-las aqui para vocês, e colocar as que considero mais relevantes e pertinentes. As referências estão ao final do post. Espero que ajude!

 Recomendações dos principais órgãos:

 Sociedade Brasileira de Pediatria – Brasil

  • Os sucos naturais devem ser evitados, mas se forem administrados que sejam dados no copo, de preferência após as refeições principais, e não em substituição a estas, em dose máxima de 100 mL/dia, com a finalidade de melhorar a absorção do ferro não heme presente nos alimentos como feijão e folhas verde-escuras.

 Academia Americana de Pediatria – EUA

  •  Sucos não oferecem benefícios nutricionais para crianças menores de 6 meses e não devem ser oferecidos para as mesmas. (Veja os posts sobre benefícios do aleitamento materno e introdução alimentar).
  • A fruta in natura deve ser oferecida em preferência ao suco. Sucos não oferecem nenhum benefício maior do que a fruta in natura para crianças maiores de 6 meses.
  • Suco de fruta 100% natural pode ser parte de uma dieta saudável quando consumido como parte de uma dieta balanceada. Sucos de fruta artificiais ou de “caixinha” não são equivalentes ao suco de fruta natural e não são recomendados.
  • Sucos não devem ser dados em mamadeiras, ou em recipientes de fácil transporte, de forma a estimular a sua ingesta ao longo do dia todo (o objetivo não é esse!)
  • Não oferecer sucos na hora de dormir.
  • Sucos não são apropriados para o tratamento de desidratação e diarreia.
  • Consumo excessivo de sucos pode estar associado com diarréia, flatulência, distensão abdominal e cárie dentária, além de subnutrição.
  • Sucos não pasteurizados podem conter bactérias (Escherichia coli, Salmonella e Cryptosporidium), responsáveis por doenças.
  • A ingesta de suco deve ser limitada a 120 a 180ml por dia em crianças de 1 a 6 anos, e para crianças de 7 a 18 anos, de 200 a 350 ml, ou 2 copos por dia.
  • Em crianças consideradas malnutridas, com diarreia crônica, flatulência excessiva, dor abdominal e má digestão o pediatra deve avaliar a criança e determinar a quantidade de suco consumida.
  • A cárie dentária pode estar diretamente relacionada com a quantidade de suco ingerida, sem os cuidados necessários.

 Health Canada – Canadá 

 Não recomenda sucos no primeiro ano. Depois de 1 ano, orientam dar suco de forma limitada e não oferecer bebida adoçadas. Se a criança estiver com sede, ofereça água a ela.

 National Health and Medical Research Council – Austrália  

  • Sucos são desnecessários e não se recomenda para crianças menores de 1 ano de idade.
  • Bebidas adoçadas estão associadas com cáries dentárias.
  • Chás e outras bebidas não tem benefícios conhecidos para a criança e podem ser potencialmente perigosos.
 National Health Service (NHS) – Reino Unido
  •  Bebês abaixo de 6 meses não devem receber sucos de fruta.
  • Sucos de fruta diluídos (uma parte de suco para 10 partes de água) podem ser oferecidos à criança com as refeições após os 6 meses. Gente eu coloquei isso aqui, mas por favor, não entendam mal! Não é para dar suco diluído como forma de refeição ou porção de frutas, seria mais como uma “água com gostinho” com o objetivo de hidratar (quando for dar água pode ser dessa forma…).
  • Dica: dar água diluída com suco de fruta natural e frutas sempre in natura!
  • Sucos in natura podem ser dados após as refeições para reduzir o risco de cárie, em pequena quantidade.

 O problema do excesso de suco

  • Excesso de suco pode levar a anemia e malnutrição (com excesso de açúcares e falta de outros nutrientes, como proteínas, carboidratos e vitaminas). Nessa situação imagine aquele bebê que se adapta perfeitamente ao suco, e acaba ficando “preguiçoso” para mastigar e comer outro alimento sólido, substituindo suco pelas refeições do dia. Nesse caso, o bebê pode ter dificuldade de ganhar peso, e ter falta de vários nutrientes importantes.
  • O excesso de suco pode danificar o esmalte do dente, levando a cárie dentária, principalmente quando oferecida na mamadeira.
  • Excesso de suco pode provocar gases e diarréia.
  • O consumo de mais de 350ml de suco por dia está associado a baixa estatura e obesidade.
  • Sucos de fruta podem conter sorbitol e uma grande quantidade de frutose, que pode causar cólicas no bebê, pela produção de gases.
  • Os açúcares podem causar problemas futuros pois mais tardiamente as crianças tem dificuldade de reduzir o carboidrato da dieta, incluído esses açúcares.
  • Sucos têm alto índice glicêmico e crianças que ingerem grandes quantidades de suco tem risco de obesidade no futuro. É só pensarmos quantas laranjas precisamos para fazer 120ml de suco em média. Provavalmente 2 laranjas. E quantos bebês comeriam 2 laranjas inteiras assim, de uma vez?

 Minha opinião como pediatra…

 Prefiro a fruta in natura. Porque? A fruta in natura proporciona uma experiência muito mais interessante da criança com o alimento, com diferentes sensações: cor, cheiro, paladar, textura. Os sucos perdem isso. Além disso, as fibras são perdidas no processo de produzir o suco, bem como as vitaminas.
O suco “enche” a criança, mas não necessariamente é mais nutritivo. A tendência ainda é usar mamadeira para dar o suco (apesar de o indicado serem os copinhos de transição ou mesmo copos adaptados para criança), o que pode levar ao desmame.
Enfim, ao invés de nos perguntarmos porque não dar o suco, a pergunta deveria ser: porque dá-los à criança? Existe alguma vantagem? Espero tê-los convencido…Ah! Nem preciso dizer que isso se refere aos sucos in natura ok? Os de caixinha nem pensar!

 Conclusões…

  •  A recomendação é que se dê suco para crianças acima de 1 ano, e ainda assim, numa quantidade limitada.
  • A ingesta de suco excessiva pode contribuir para o desmame, principalmente quando oferecida na mamadeira.
  • Quando oferecida na mamadeira, principalmente à noite, pode contribuir para o surgimento de cáries.
  • A água pode ser dada no copinho junto com suco natural diluído, como forma de hidratação e nunca como substituição da fruta in natura, na proporção de 1:10 (1 parte suco para 10 partes de água)
 Tudo isso só sobre suco, quanta informação! Espero ter esclarecido bem esse assunto, que tem causado muita dúvida nas mamães.  Continuem mandando suas duvidas e experiências aqui no blog, obrigada pela participação de vocês!
Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada).
 Um abraço,
 Dra. Kelly Oliveira

Referências bibliográficas:

The Use and Misuse of Fruit Juice in Pediatrics. Pediatrics 2001;107;1210. Committee on Nutrition. Disponível on-line em: http://pediatrics.aappublications.org/content/107/5/1210.full.html

http://www.nhmrc.gov.au/guidelines-publications/n56

http://www.healthycanadians.gc.ca/healthy-living-vie-saine/infant-care-soins-bebe/nutrition-alimentation-eng.php#a2

http://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/pages/drinks-and-cups-children.aspx#close

photo credit: http://www.simplebites.net/wp-content/uploads/2012/09/Clara-peach.jpg

53 Comments

  • Jacqueline Barros 04/02/2015 Reply

    Dra. Gostaria de entender melhor sobre os calendários de vacinação, me parece que além do SUS tem outro. Estou de 39 semanas e tenho mtas dúvidas de qual calendário seguir, quais vacinas devo dar no meu bebê qdo ele nascer. Obrigada!

    • Olá mamãe Jaqueline, sobre os calendários de vacinação e orientações, veja o post super completo que ecrevi no blog Macetes de Mãe, lá explica direitinho! Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Grasiely 04/02/2015 Reply

    Dra. Queria saber qto aos sucos de soja (em caixinha) tem algum benefício para crianças?

    • Olá mamãe Graziely, nenhum suco de caixinha é recomendado para a criança, pela sua alta quantidade de açúcares, além dos conservantes e aromatizantes aritificiais. Como coloquei no post sobre sucos, a fruta in natura é infinitamente superior.Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • tanahoradopapa 04/02/2015 Reply

    Dra Kelly, <3. Queria estar em SP para bater um papo com vc!
    Super ansiosa para receber sua resposta sobre o CONALCO!!
    Um beijao e PARABENS!!

  • Alane Cruz 05/02/2015 Reply

    Entendo seu posicionamento e os argumentos propostos, mas e um suco de laranja espremido na hora? Não precisa de água ou de açúcar…..

    • Olá querida Alane, escrevi sobre esse assunto justamente para esclarecer muitas dúvidas que as mães têm. Essas recomendações são de sociedades nacionais e internacionais bem conceituadas. Na dúvida, converse com o pediatra. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

    • Querida Alane, entendo seu ponto de vista. Os sucos não são proibidos, mas a orientação das Sociedades é que a sua ingestão não seja alta, de no máximo 100ml/dia, em bebês menores de 1 ano. Lembre-se que o equilibrio é importante e os excessos são perigosos.Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Renata 05/02/2015 Reply

    Bom dia! Minha filha está com 1 ano e 9 meses e toma suco de umas 6 laranjas/dia. Toma no almoço, lanchinho e na janta (o suco sempre natural sem a adição de açúcar). Ela é super saudável. Nos lanchinho ela come frutinhas e suquinho. Será que pode fazer mal?

    • Olá querida Renata, as orientações relativas a suco que coloquei no blog foram todas retiradas de diretrizes nacionais e internacionais conceituadas e reflete a opinião baseada em estudos científicos. Os estudos mostram que o excesso de suco está ligado a obesidade e subnutrição, além de cárie dentária, quando dado na mamadeira. Lembre-se que o equilibrio é importante. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Rose 05/02/2015 Reply

    Meu bebé tem 3 meses e mama só peito, só que ofereci água no copo e ele está adorando água, toda vez que bebo água ele quer água tbm, será que faz mal?

  • Erika Cherubim 05/02/2015 Reply

    Minha bebê tem refluxo – os sucos pioram o refluxo ? Mesmo dando após um ano?

  • Glaucia Vanessa 05/02/2015 Reply

    Olá!!!
    gostaria de uma ajuda pois sempre tenho dúvida de como fazer a papa salgada. Vc pode me dar uma dicas? Meu bebê tem 9 meses…obrigado

    • Olá querida Glaucia. Nos posts tem algumas dicas sobre quais são os alimentos saudáveis, em breve teremos mais dicas, aguarde! Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Mariana Sousa 06/02/2015 Reply

    Bom dia Dra. Por favor preciso de idéias. Meu bebê está com 11 meses e entrou no maternal. Eles pedem “lanche” além da mamadeira. Eu estava mandando suco com bolacha maisena, bolinho. E agora não estou sabendo o q mandar. Tem algum post ou alguma orientação para me passar. Obrigada beijinhos. E parabéns pelo trabalho.

  • Pingback: Orientação sobre sucos: dar ou não à criança? | negocios100rioverde

  • maria ezilene 08/02/2015 Reply

    Eu gostaria de receber email e dicas

    • Olá Ezilene. Obrigada peo interesse. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Pingback: Quando iniciar a introdução alimentar – recomendações | pediatria descomplicada

  • Pingback: Introdução alimentar: o papel do pediatra nas escolhas certas | pediatria descomplicada

  • Pingback: QUAIS SUCOS DEVO DAR? | Enciclopédia Materna

  • cjldo2013 17/09/2015 Reply

    Republicou isso em maismaismedicina.

  • Átila 22/10/2015 Reply

    Olá! Sou nutricionista, me especializando em materno-infantil, e meu TCC está sendo construído sobre esse assunto. Realmente, é meio difícil convencer os pais de que um suco natural pode ser “ruim”. Mas enfim…é a ciência. E é sempre bom ver um médico atualizado e ligado nos novos estudos, bem orientando os pais e participando de uma melhor formação biológica dos nossos pequenos.
    Parabéns pelo site, pela iniciativa e pela clareza com que coloca os temas.
    Abraço, Átila.

  • Anne Lima 23/10/2015 Reply

    Dra um bebê de 4 meses pode tomar o lm no copo mormal sem precisar sorver com a lingua? Tomar de.gut gut com umadulto dando?

  • Pingback: Guia para introdução alimentar de frutas: mitos e verdades | pediatria descomplicada

  • Olá, Doutora. Adorei a matéria. Eu tinha acabado de dar um pouco de suco a minha filha e fiquei com essa dúvida, mas ainda bem que não estava tão errada assim. Como ela está começando a comer agora, fiquei com receio ao quê dar. Misturei um pouquinho de suco natural à água dela, só pra dar um gostinho mesmo, sem açúcar. Bem, minha dúvida é exatamente essa: o açúcar. Ele é necessário? A fruta em si já tem frutose, então a partir de quando uma criança pode ingerir açúcar? Qual ideal para a criança? Tenho criancas maiores e por isso também gostaria dessa informação. Obrigada.

  • Fátima 09/12/2015 Reply

    Dra., gostaria de saber quantos estudos científicos a respeito do suco para bebês foram feitos no Brasil, pq, afinal, nós somos um país tropical, bem diferente dos EUA, Canadá e Reino Unido. Existem? Obrigada.

    • Querida essa é a recomendação da SBP , a palavra é equilíbrio. Pode dar suco até no máximo 100ml dia a partir do 6 meses, com o intuito de auxiliar a absorção de ferro. Um abraço Dra Kelly

      • Fátima 14/12/2015 Reply

        Sei disso, doutora, só queria saber se existem trabalhos científicos realizados com crianças brasileiras, nascidas num país tropical, onde devem beber muito líquido para não desidratarem, bem diferente daqueles onde as pesquisas são feitas: EUA, Canadá e Reino Unido, países gelados! Será que o que serve para eles, serve também para nossas crianças? Isso que me preocupa. Por isso a minha curiosidade em saber se existem ou não, pesquisas realizadas aqui. Obrigada.

  • Suellen 16/12/2015 Reply

    Drª estou muito triste pois vou ter que voltar ao trabalho daqui 1 mês e minha bebê têm só 3 meses. O pediatra disse para introduzir o suco de laranja, cenoura ou beterraba e dar frutas (maça e pera raspadinha ou banana). E quando faltar 10 dias já introduzir o leite (de lata NAN ou apatamil); Ele disse que eu não precisava ficar tão triste assim, que um bebe que mama fórmula ou peito, em termos de imunidade, que tirando as questões afetivas o peito é bom mesmo porque é de graça. Olha o Pediatra que vou é muito requisitado aqui em minha cidade, mas confesso que não tenho mais vontade de ir nele depois desse comentário. Drª qual sua opinião, devo dar as frutas e o suco? O suco de laranja deve ter água ou só a fruta? Pode ser qualquer laranja? Obrigada!!!

    • Olá Suellen. Como coloquei no Post a recomendação da introdução alimentar é que seja aos 6 meses. Vc pode ordenhar o seu leite para dar a ela quando não tiver em casa. A introdução alimentar muito precoce está relacionada com maior número de infecções, e risco de alergia. Um bjo Dra Kelly

  • Michelly 05/01/2016 Reply

    Olá doutora, poxa fiquei preocupada a respeito dos sucos , pois a pediatra do meu pequeno Davi de 8 meses recomendou dar suco de laranja lima entre outros, dou 100 ml depois das refeições de sucos naturais , mas na maioria das vezes dou água. Agora fiquei na dúvida dar ou não suco para o meu bebê???

  • Carolina 07/01/2016 Reply

    Oi Dra ! Sou mãe de um menino chamado José que irá completar 3 aninhos esse mês tenho um problema grave com a alimentação dele pois é alérgico a leite de vaca e não tolera soja, já tentei de todas as formas e não aceita, e mama suco pede várias vezes ao dia e noite e também não consigo tirar. O que poderia substituir essas mamadeiras já que não aceita nada. Me ajude já não sei mais o que fazer !!! Obrigada!!! Carolina

  • Pingback: Do mamá ao papá! - Eternamente Mãe

  • Tati 03/05/2016 Reply

    Quando a escolinha oferece suco uma vez ao dia junto com o lanche da manhã ou da tarde. O que fazer? Deixar?
    Minha filha tem 9 meses.

  • Nathália 11/05/2016 Reply

    Então continuo só com aleitamento materno? E introdução da fruta in natura só com 6 meses?

  • Erica 20/05/2016 Reply

    Como oferecer as frutas: acerola, uva, maracujá, cajá, por exemplo, se não forem em forma de suco, dra?

  • Débora Melo Souza 22/05/2016 Reply

    Boa tarde, Dra! Meu bebê está com um mês e dezoito dias, só mama. Estou com muita dificuldade em fazê-lo dormir no berço. Durante o dia ele só quer ficar comigo e à noite faço cama compartilhada, onde ele dorme super bem, acordando apenas para troca de fraldas e mamar. Devo deixá-lo nesse “apego” comigo? Já tentei vários métodos para ele dormir no berço, bebê conforto…e nada, ele só chora desesperadamente. É isso me parte o coração, muitas vezes preciso sair de perto porque também choro em vê-lo tão agoniado. O que a senhora me aconselha? Desde já, muito obrigada por sua atenção!

    • Raquel Mitzko 08/06/2016 Reply

      Debora, fique com seu bebê por perto, sempre que ele quiser. Ele precisa muito de vc. Lembre-se que ele só tem quase 2 meses e está se adaptando ao mundo aqui fora. Nunca negue colo, carinho e seu calor. É cansativo demais, minha bebê tem 5 meses e até hj ama estar pertinho de mim. Tem dias que choro de cansaço, mas eles nao tem culpa. Bjs… espero ter te ajudando! Raquel

  • Dyone Serfaty carvalho 02/06/2016 Reply

    Dra, Boa noite!
    Meu filho toma somente Leite artificial, tem 4 meses, e foi indicado que ele tomasse suquinho. Ele é uma criança saudável! O que me foi informado é q se nao entrar com o tal suco, ele pode ficar anêmico. Você poderia me orientar, por favor. Desde já agradeço sua atenção

  • Keila 13/08/2016 Reply

    Bom dia. Tenho um bebê de quase seis meses e estou prestes a começar a introdução alimentar e retornar ao trabalho. Gostaria de saber se oferecer água e meu leite ordenhado (q dificil fazer um estoque) no copinho de transição de bico rígido nao seria prejudicial? Com ou sem a válvula? Sei q o copinho é a melhor opção mas tenho medo na minha ausência! Obg

  • Pingback: Introdução Alimentar da Marina (5 meses) – suavez

  • Pingback: Introdução Alimentar da Marina (5 Meses) – Carolina Nogueira

Deixe uma resposta