Dicas para aliviar o calor dos pequenos

Há algumas semanas temos sofrido com o calor do verão…e sim, os bebês também sofrem!

Recebi algumas mamães com dúvidas em meu consultório, queixando-se que o seu filho estava muito choroso, irritado, mas não sabiam dizer o que era. Recebi também recadinhos de mamães no blog pedindo dicas a esse respeito.

Felizmente, nem tudo é cólica, xixi, cocô ou fome… os bebês passam calor também e choram! Choram porque não sabem falar o que os incomoda…

Por isso, é para vocês que escrevo esse post! Ai vão dicas ótimas para aliviar esse calor.

  1. Se você amamenta, amamente mais vezes e em livre demanda. Até os seis meses o bebê precisa somente do leite materno. Não é preciso oferecer água. No entanto, o leite materno também tem a função de hidratar, e o bebê pode somente sollicitar o peito para essa função, além de alimentar-se. Por isso, se o seu bebê mama somente um pouquinho e mais vezes nessa época de calor, não estranhe.
  2. Se não amamenta, água pra que te quero! Nem precisa dizer que precisa tomar muita água né? Lembre-se que crianças pequenas tem pouco acesso à água, pois não sabem pedir e podem facilmente desidratar, por isso, ofereça sempre água ao seu filho, não vale sucos nem refrigerantes ok? Mantenha um copinho com água sempre por perto.
  3. Refresque-se! Bebês e crianças podem ficar bem irritados com o calor, pois isso incomoda para dormir, dá uma moleza daquelas e muitas vezes não sabemos o que é…para refrescar o seu bebê, dê um banho nele com a água morna quase fria, bem fresquinha! Pode dar vários banhos por dia, daqueles somente com água, para refrescar! Atenção: se seu bebê tem dermatite atópica ou a pele muito seca, vale aqueles banhos somente com água ok? Não precisa de sabonete!
  4. Cuidado para não hiperagasalhar os bebês (principalmente!). Pronto, o bebê nasce e logo queremos usar todas as roupinhas que ganhamos, inclusive aquele macacão de plush…temos medo do bebê sentir frio porque seu pezinho e mãozinhas ficam geladas e roxinhas…É normal que depois de um banho o bebê fique com as mãos e os pés levemente roxinhos, basta secá-los bem e aquecê-los com o calor do nosso corpo (você pode aproveitar e já amamentá-lo, por exemplo). Pensem que os bebês sentem o mesmo calor que sentimos, e com essa temperatura que está, um body de manga curta está mais do que suficiente! Nada de ficar inventando moda! Ah, e pra esclarecer: soluço não é sinônimo de frio!
  5. Use roupas leves, de preferência de algodão ou tecidos naturais. Vale ressaltar o que já coloquei acima, nada de excesso de roupas!
  6. Nunca, em hipótese alguma, deixe seu filho dentro do carro sozinho, nem em locais fechados expostos ao sol. Recentemente publiquei um post sobre esse assunto aqui, veja o post aqui.
  7. Se você pegar o bebê e ele estiver com o corpinho ou a cabeça molhados, sim ele está com calor, e está suando! Deixe-o com menos roupas, somente de fralda se necessário, dê um banho gostoso e coloque só um body fresquinho, depois, você vai ver como ele acalma!
  8. Aproveite a ventilação natural, se mora num local que venta. Abra as janelas para o ar entrar!  
  9. Posso usar o ar condicionado ou ventilador? Sim, com certeza. Dê preferência para os que regulam a temperatura, e coloque numa média de 22 a 24°C. Não deixe o vento diretamente sobre ele, claro, e nesse caso, pode colocar um body de manga comprida e cobrir com uma manta ou lençol leve. Além disso, verifique se o filtro do ar foi trocado ou limpo recentemente.
  10. E o umidificador de ar? Pode usar também! É natural que o ar fique seco com o uso do ar condicionado, portanto, vale a pena colocar junto com o ar condicionado, próximo ao bebê, mas não diretamente sobre ele. Caso não tenha umidificador, uma bacia com água ou toalhas molhadas no ambiente podem ajudar.
  11. Banho de mangueira, piscina, praia e afins. Crianças maiores podem usar mais recursos para se refrescarem, e nada com um banho de piscina, mangueira ou praia! Só destaco aqui a importância dos horários: antes das 10h e após as 16h, devido a radiação solar. Uso sempre do protetor solar e hidratar sempre.
  12. Para refrescar os bebês, molhe com água uma fralda de pano, e passe sobre a pele do bebê, levemente, somente para refrescar, se não for possível dar banho.
  13. Tomar friagem faz mal? Quem nunca ouviu do pai ou da mãe, “sai desse vento menino, senão vai ficar doente!” Na verdade, a “friagem” dificilmente vai causar doença, mas acabamos culpando-a de tanta coisa…uma criança que fica na água o dia todo brincando, pode pegar uma infecção de ouvido, por exemplo, pela exposição o dia todo na água, pelo contato com outras crianças, e pela exposição a bactérias e vírus presentes no ar.
  14. Sobre febre x hipertermia. Atenção bebês pequenos, principalmente recém-nascidos, mas também os menores de seis meses, ainda não tem uma  regulação da temperatura tão precisos, e podem fazer o que chamamos de “hipertermia“. Isso nada mais é que subir a sua tempertura corporal até 38°C, por exemplo, sem que necessariamente seja febre. O melhor a fazer nessa situação é: tire toda a roupinha, dê um banho nele e meça a temperatura novamente. Se mantiver 38°C, converse com seu médico.
  15. Podem aparecer bolinhas vermelhas, como brotoejas, na pele do bebê devido ao calor. Essa bolinhas são pequenas e surgem nos locais que suamos mais, como costas, pescoço…geralmente nas dobrinhas! Devem sumir após um tempo e com essa medidas todas que deixei aqui. Se houver dúvidas, consulte sempre o pediatra!

Bom espero que tenha ajudado a aliviar algumas noites quentes desses verão!

Deixem suas dúvidas e comentários abaixo! Se você, papai ou mamãe, tiver uma dica para aliviar esse calor, compartilhe também abaixo!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! Você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Estamos também Instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Confira também outras dicas abaixo:

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn