urso

Dicas para aliviar o calor dos pequenos

dicas de verão, pediatria descomplicada, dra kelly oliveiraOlá queridos papais e mamães

Há algumas semanas temos sofrido com o calor do verão…e sim, os bebês também sofrem!

Recebi algumas mamães com dúvidas em meu consultório, queixando-se que o seu filho estava muito choroso, irritado, mas não sabiam dizer o que era. Recebi também recadinhos de mamães no blog pedindo dicas a esse respeito.

Felizmente, nem tudo é cólica, xixi, cocô ou fome… os bebês passam calor também e choram! Choram porque não sabem falar o que os incomoda…

Por isso, é para vocês que escrevo esse post! Ai vão dicas ótimas para aliviar esse calor.

  1. Se você amamenta, amamente mais vezes e em livre demanda. Até os seis meses o bebê precisa somente do leite materno. Não é preciso oferecer água. No entanto, o leite materno também tem a função de hidratar, e o bebê pode somente sollicitar o peito para essa função, além de alimentar-se. Por isso, se o seu bebê mama somente um pouquinho e mais vezes nessa época de calor, não estranhe.
  2. Se não amamenta, água pra que te quero! Nem precisa dizer que precisa tomar muita água né? Lembre-se que crianças pequenas tem pouco acesso à água, pois não sabem pedir e podem facilmente desidratar, por isso, ofereça sempre água ao seu filho, não vale sucos nem refrigerantes ok? Mantenha um copinho com água sempre por perto.
  3. Refresque-se! Bebês e crianças podem ficar bem irritados com o calor, pois isso incomoda para dormir, dá uma moleza daquelas e muitas vezes não sabemos o que é…para refrescar o seu bebê, dê um banho nele com a água morna quase fria, bem fresquinha! Pode dar vários banhos por dia, daqueles somente com água, para refrescar! Atenção: se seu bebê tem dermatite atópica ou a pele muito seca, vale aqueles banhos somente com água ok? Não precisa de sabonete!
  4. Cuidado para não hiperagasalhar os bebês (principalmente!). Pronto, o bebê nasce e logo queremos usar todas as roupinhas que ganhamos, inclusive aquele macacão de plush…temos medo do bebê sentir frio porque seu pezinho e mãozinhas ficam geladas e roxinhas…É normal que depois de um banho o bebê fique com as mãos e os pés levemente roxinhos, basta secá-los bem e aquecê-los com o calor do nosso corpo (você pode aproveitar e já amamentá-lo, por exemplo). Pensem que os bebês sentem o mesmo calor que sentimos, e com essa temperatura que está, um body de manga curta está mais do que suficiente! Nada de ficar inventando moda! Ah, e pra esclarecer: soluço não é sinônimo de frio!
  5. Use roupas leves, de preferência de algodão ou tecidos naturais. Vale ressaltar o que já coloquei acima, nada de excesso de roupas!
  6. Nunca, em hipótese alguma, deixe seu filho dentro do carro sozinho, nem em locais fechados expostos ao sol. Recentemente publiquei um post sobre esse assunto aqui, veja o post aqui.
  7. Se você pegar o bebê e ele estiver com o corpinho ou a cabeça molhados, sim ele está com calor, e está suando! Deixe-o com menos roupas, somente de fralda se necessário, dê um banho gostoso e coloque só um body fresquinho, depois, você vai ver como ele acalma!
  8. Aproveite a ventilação natural, se mora num local que venta. Abra as janelas para o ar entrar!  
  9. Posso usar o ar condicionado ou ventilador? Sim, com certeza. Dê preferência para os que regulam a temperatura, e coloque numa média de 22 a 24°C. Não deixe o vento diretamente sobre ele, claro, e nesse caso, pode colocar um body de manga comprida e cobrir com uma manta ou lençol leve. Além disso, verifique se o filtro do ar foi trocado ou limpo recentemente.
  10. E o umidificador de ar? Pode usar também! É natural que o ar fique seco com o uso do ar condicionado, portanto, vale a pena colocar junto com o ar condicionado, próximo ao bebê, mas não diretamente sobre ele. Caso não tenha umidificador, uma bacia com água ou toalhas molhadas no ambiente podem ajudar.
  11. Banho de mangueira, piscina, praia e afins. Crianças maiores podem usar mais recursos para se refrescarem, e nada com um banho de piscina, mangueira ou praia! Só destaco aqui a importância dos horários: antes das 10h e após as 16h, devido a radiação solar. Uso sempre do protetor solar e hidratar sempre.
  12. Para refrescar os bebês, molhe com água uma fralda de pano, e passe sobre a pele do bebê, levemente, somente para refrescar, se não for possível dar banho.
  13. Tomar friagem faz mal? Quem nunca ouviu do pai ou da mãe, “sai desse vento menino, senão vai ficar doente!” Na verdade, a “friagem” dificilmente vai causar doença, mas acabamos culpando-a de tanta coisa…uma criança que fica na água o dia todo brincando, pode pegar uma infecção de ouvido, por exemplo, pela exposição o dia todo na água, pelo contato com outras crianças, e pela exposição a bactérias e vírus presentes no ar.
  14. Sobre febre x hipertermia. Atenção bebês pequenos, principalmente recém-nascidos, mas também os menores de seis meses, ainda não tem uma  regulação da temperatura tão precisos, e podem fazer o que chamamos de “hipertermia“. Isso nada mais é que subir a sua tempertura corporal até 38°C, por exemplo, sem que necessariamente seja febre. O melhor a fazer nessa situação é: tire toda a roupinha, dê um banho nele e meça a temperatura novamente. Se mantiver 38°C, converse com seu médico.
  15. Podem aparecer bolinhas vermelhas, como brotoejas, na pele do bebê devido ao calor. Essa bolinhas são pequenas e surgem nos locais que suamos mais, como costas, pescoço…geralmente nas dobrinhas! Devem sumir após um tempo e com essa medidas todas que deixei aqui. Se houver dúvidas, consulte sempre o pediatra!

Bom espero que tenha ajudado a aliviar algumas noites quentes desses verão!

Deixem suas dúvidas e comentários abaixo! Se você, papai ou mamãe, tiver uma dica para aliviar esse calor, compartilhe também abaixo!

Um abraço

Dra. Kelly Oliveira

CRM 145039

Confira também outras dicas abaixo:

photo credit: http://cdn.sheknows.com/articles/2012/06/sarah_parenting/UV_Protective_Clothing.jpg

29 Comments

  • PRISCILA LARA FABRIS 13/01/2015 Reply

    ADOREI AS DICAS.GOSTARIA DE SABER SE É NORMAL UM BEBE DE 1 ANO E 5 MESES TER FEBRES REPENTINAS MINHA BEBÊ TEVE FEBRE SEGUIDA APÓS FICAR UNS MINUTOS SENTADA NA PISCININHA DELA COLOQUEI AGUA MORNA E TUDO AI LEVEI NO PEDIATRA DELA ELE DISSE QUE NÃO TAVA COM PROBLEMAS NA GARGANTA NEM NO OUVIDO E NEM PULMAO MAS MESMO ASSIM A FEBRE FICOU VARIANDO POR MAIS UNS DIAS AS VEZES CHEGAVA A 38.5.E NAO ERA TODOS OS DIAS VARIAVA FICAVA DOIS TRES DIAS SEM E DEPOIS SUBIA NOVAMENTE.O QUE PODE TER SIDO ISSO?

    • Beatriz França 14/01/2015 Reply

      A minha tbm vive dando febres sem motivos… Desde os seis meses. Depois da vacina de gripe. Depois desse dia pelo.menos 1 ou 2 vezes no mês ela fica com febre sem motivos. Fazemos exames de sangue e nunca da nada. Mas as febres só passam depois de antibióticos. Me pergunto sempre o motivo…. E nenhum medico sabe me falar… Ja fui nos melhores… E nada ate hj.

      • Olá querida mamãe Beatriz, obrigada pela participação aqui no blog. Como expliquei para a priscia a febre é resultado de um processo inflamatório no corpo, geralmente devido a infecções virais. Elas sempre devem ser avaliadas pelo pediatra. Nem sempre os exames de sangue são necessários. Veja o post que eu fiz sobre febre: Continue acompanhando as novidades aqui no blog! Um bjo, Dra. Kelly

    • Olá querida mamãe Priscila, obrigada pelo envio da sua dúvida. A febre em si deve ser observada e na dúvida, sempre consultar o pediatra. A temperatura pode subir rapidamente sim. Geralmente são infecções que as causam, ainda que virais, que são as mais comuns. Você deve procurar um pediatra para orientações. Veja o post que eu fiz sobre febre: Continue acompanhando as novidades aqui no blog! Um bjo, Dra. Kelly

  • Pingback: Cólica do bebê: parte 1 | pediatria descomplicada

  • Pingback: Cólica do bebê: parte 2 | pediatria descomplicada

  • zenaideluislemos 16/01/2015 Reply

    adorei as dicas..

  • Pingback: Cólica do bebê: dicas para acalmar o bebê – Parte 3 | pediatria descomplicada

  • Katterine 21/01/2015 Reply

    Olá, adorei todas as dicas…
    Meu bebê tem 10 meses, e seu 7º dentinho já está nascendo, já ouvi falar que dar coisas geladas ajuda a diminuir a dor e irritação do processo. Como tá muito calor pensei em unir o útil ao agradável… Posso dar picolé de frutas ou Danoninho congelado para ele??? Obrigada. Parabéns pelo Blog, ajuda muito! Abraços.

    • Olá querida Katy, obrigada por compartilhar aqui suas experiências. Em relação ao picolé de frutas e danoninho, cuidado, pois o picolé geralmente contém açúcar (e muito) e o danoninho também, e devem ser evitados nessa fase. Continue acompanhando as novidades por aqui!Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • diana astori 22/01/2015 Reply

    Muito boas as dicas . Já fazia tudo antes de ler, mas ler esse post me deu a certeza de que estou correta de como cuidar dos meus babies.

    • Olá mamãe Diana, que bom que voê gostou! Continue acompanhando as novidades por aqui!Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Fabiana 22/01/2015 Reply

    Olá, boa tarde meu bebê tem um mês de vida ele sempre fica com o nariz entupido. Fico lavando com soro sempre melhora um pouquinho, mas depois entope de novo, já levei várias vezes ao pediatra. Porque ele fica com o nariz entupido se ele não está gripado?

    • Olá querida Fabiana, obrigada pelo envio da sua dúvida. A coriza nasal pode ser secundária a um resfriado atual, ou mesmo que já passou, pode ser alergia, ou mesmo obstrução por outro motivo. O pediatra deve ser consultado. Veja o post que fiz sobre resfriado. Continue acompanhando as novidades por aqui!Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Republicou isso em negocios100rioverde.

  • Pingback: Quando dar água para o bebê? | pediatria descomplicada

  • benedita 01/10/2015 Reply

    Oi dra kelli estou muito preocupada minha filha tem 24 dias d nascida ela sofre muito com colicas e agora esta tendo prisao d ventre estou usado o espasmo flatol mais nao tem resolvido muito ela ficou com prisao d ventre depois q usei esse medicamento sera q foi do remedio?

  • Paula 18/12/2015 Reply

    Gostaria de saber se posso deixar minha bebe de 5meses sem blusinhas somente de fralda durante o dia ta muito calor e ela estar chorando muito e tomou uma vacina de cinco meses teve febre e estar com os olhos bem abatidos o que faço

  • Jessica 28/12/2015 Reply

    Vou levar minha bebe de 8 meses pra piscina a previsao diz que vai estar 37 graus porem com uma chuvinha fraca e perigoso deixa la na agua?

  • rosiane 07/01/2016 Reply

    adorei as dicas,quando estamos em casa sozinhas com os bebes aparecem muitas duvidas .beijos sucess0

  • Nayane 26/01/2016 Reply

    Adorei as dicas!
    Aqui onde eu moro é muito quente e eu dou vários banhos na minha bebê durante o dia com água morninha,porem logo ela ja esta suando novamente.. Gostaria de saber se posso da banho com agua fria.
    Obrigada

  • Nanci Morais 10/02/2016 Reply

    Muito boas as dicas Dra.

  • Samara 27/12/2016 Reply

    Super dica Min ajudou bastante! parabéns

  • Ilario 08/03/2017 Reply

    Doutora minha bebê estava com febre e vomitando oque pode ser isso?

Deixe uma resposta