Alerta: Crianças esquecidas no carro x risco de hipertermia

insolação, criança, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, pediatra são paulo

O risco de morte de crianças por insolação no carro é real. Não há estatísticas no Brasil, mas nos Estados Unidos, 384 crianças morreram de hipertermia trancadas em veículos no período de 2003 a 2012, segundo estudo.

Comecei a pensar nesse post quando recebi um email da Sociedade Brasileira de Pediatria falando sobre um estudo realizado nos EUA, Texas sobre o “Risco de hipertermia pediátrica em veículos fechados”. Confesso que não pensei muito nele não, pois pensei, não vejo isso acontecer no Brasil, além do mais quem esqueceria uma criança no carro? Depois, várias notícias que repercutiram nos jornais sobre crianças que foram esquecidas no carro por seus cuidadores, pais inclusive, e uma atrás da outra…

Além disso, recebi recadinhos e emails de várias mamães que estavam com os seus bebês, muito agitados, com dificuldade para dormir, e logo percebi que era devido ao calor, muito intenso nos últimos dias.

Segurança é importante e decidi então  falar um pouco mais desse assunto, o que acontece, e o que fazer se você encontrar alguma criança num carro nessa condição.

Entenda o que acontece

Insolação nada mais é do que a perda da capacidade do nosso corpo de dissipar o calor. Conforme a temperatura aumenta para acima de 40°C, podem ocorrer alucinações, convulsões, coma e até a morte. A criança pode se apresentar agitada, confusa, a sua pele está quente e bem vermelha, porém sem suor, e o coração está acelerado.
Se considerarmos uma temperatura externa de 38°C, dentro de uma veículo pode chegar até temperaturas de 60°C! Isso é o suficiente para causar queimaduras graves, além de parada cardíaca e respiratória e até a morte!
Bebês e crianças estão mais propensas ao risco de hipertermia pois elas naturalmente produzem mais calor, devido ao seu maior metabolismo e superfície corporal, além de menor volume sanguíneo e menor capacidade de perder calor pelo suor e maior risco de desidratação.
Numa situação de insolação a criança aumenta a sua temperatura 3 a 5 vezes mais rápido que o adulto. A partir dos 40°C o funcionamento das células está prejudicado e os órgãos podem entrar em falência.

A dinâmica de aquecimento dentro do carro

A temperatura dentro de um carro fechado se eleva rapidamente, devido ao aquecimento proporcionado pela radiação solar que passa facilmente no vidro transparente do carro. Como o ar quente entra e não sai, a temperatura sobe. Além disso, os objetos dentro do carro, como o próprio banco do carro, volante e a cadeirinha infantil, absorvem o calor e aquecem rapidamente, aquecendo mais ainda o ar por um mecanismo que chamamos de condução e convecção. Esses objetos podem chegar a temperaturas de 80 a 100ºC em menos de uma hora.

Diante disso tudo, deixo aqui algumas medidas de prevenção para evitar que um desastre ocorra. As dicas são tiradas do site www.criancasegura.org.br, um ONG voltada para a proteção da criança, em todos os seus aspectos.

Como prevenir que a criança fique sozinha no veículo ou presa no porta-malas

  1. Nunca deixe as crianças sem supervisão (parece tão óbvio, mas é só para não esquecer!).
  2. Nunca deixe a criança sozinha dentro do carro, mesmo com o vidro levemente aberto
  3. Coloque algo que você vá precisar logo que sair – como uma bolsa, carteira, mochila ou maleta – no chão do banco de trás, onde a criança está sentada. Isso previne que a criança seja esquecida no banco de trás do carro, caso esteja dormindo.
  4. Cuidado com as mudanças de rotina. Peça para a escola avisar caso a criança não chegue até determinado horário.
  5. Deixe sempre o carro e o porta-malas do veículo trancados – especialmente em casa. Deixe a chave e os controles automáticos do carro longe do alcance das crianças. Muitas crianças podem “brincar” de entrar no carro e ficarem presas, por horas!
  6. Vigie quando as crianças estiverem próximas a veículos, principalmente quando for carregar e descarregar o carro.
  7. Cheque se todas as crianças já estão acomodadas na cadeirinhas e bebês conforto, antes do carro sair.
  8. Confirme se todas as crianças saíram do carro na chegada ao destino.
  9. Nunca deixe o carro sozinho com o motor ligado e as portas destrancadas. As crianças podem desengatar o veículo por acidente.
  10. Acione as travas de segurança do carro para crianças.
  11. Mantenha o encosto do banco de trás travado para ajudar a prevenir que as crianças vão ao porta-malas por dentro do carro.
  12. Ensine a criança a não brincar dentro de veículos, nem no porta malas do carro, pois pode ser perigoso.
  13. Ensine às crianças mais velhas como destravar as travas de segurança das portas de trás, caso fiquem presas no veículo e precisem sair (num acidente, por exemplo).
  14. Mostre para as crianças mais velhas como utilizar a trava de emergência do porta-malas.
  15. Se uma criança sumir, cheque o carro e o porta-malas em primeiro lugar, além, da piscina.
  16. Chame a Polícia – 190 imediatamente se vir uma criança sozinha dentro de um carro.

Importante guardar:

Hipertermia em veículos é uma causa de morte completamente evitável entre crianças, a prevenção é o melhor remédio!
A maioria das crianças que morrem devido a insolação são menores de 2 anos e foram esquecidas dentro do carro por seus cuidadores, inclusive pai e mãe. Mesmo pessoas que dizem que jamais fariam isso estão sujeitas a essa situação, por isso, todo cuidado é pouco.
 Dentro e um veículo fechado, mesmo em dias com temperaturas mais amenas, próximas de 22ºC, ocorre um aumento de 20ºC dentro de um veículo fechado, suficiente para causar a morte por insolação em uma criança.

Abaixo, segue um vídeo do YouTube que passa essa mensagem…

Peço que divulguem ao máximo essas informações, podem salvar vidas.

Para dúvidas, perguntas e comentários, escreva abaixo.

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Veja alguns posts relacionados:

Referências bibliográficas:

  • Heat related deaths to young children in parked cars: an analysis of 171 fatalities in the United States, 1995–2002. A Guard et al. Injury Prevention 2005;11:33–37.
  • Heat Stress From Enclosed Vehicles: Moderate Ambient Temperatures Cause Significant Temperature Rise in Enclosed Vehicles. Catherine McLaren et al. Pediatrics 2005;116;e109
  • http://injuryprevention.bmj.com/content/20/4/220.full

 

Image credit:  
https://pictures.dealer.com/j/jdpower/1930/c2a666f20a0d02b701f5eb7fb9d36c16.jpg

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn