urso

Dermatite atópica: medidas simples e eficazes para aliviar os sintomas dos pequenos

dermatite atopica, pediatria descomplicada, dra kelly oliveira, tratamento dermatite atopica, pediatra sao paulo Queridos pais,

 Ontem conversamos sobre o que é a dermatite atópica, fatores desencadeantes e como funciona a doença. Hoje vou falar sobre o tratamento, começando com dicas simples para ajudar a aliviar os sintomas, principalmente a coceira dos pequenos.

Por ser uma doença crônica e muitas vezes de difícil tratamento, separei aqui algumas dicas valiosas que podem ajudar a aliviar o incômodo dessa doença. Vamos às dicas!

 Medidas gerais:
  1.  Dê banhos rápidos, no máximo de 5 minutos, com água morna para fria, quando possível. Nesse calor é até bom um banho com água quase fria!
  2. Não esfregue a pele. Prefira bacia ou regador. Em dias quentes, pode refrescar com a água, no entanto sem sabonetes e sem buchas.
  3. Use o mínimo de sabonete possível, passe somente nas partes íntimas, de preferência um sabonete que seja hidratante e hipoalergênco.
  4. Nunca esfregue a pele com qualquer tipo de bucha!
  5. Não use loções, nem perfumes, isso pode piorar a alergia.
  6. Não use óleos diretamente sobre a pele, misture com um pouco de água para aplicá-lo, ou aplique um pouco antes de sair do banho, com a pele ainda úmida.
  7. Use roupas de algodão, sem amaciante e de preferência lavado com sabão de coco.
  8. Uso de Syndets: são detergentes sintéticos que não modificam o pH (recomendado pH 5.5) em alérgicos. Exemplo de produtos com tecnologia Syndet: Linha Baby Dove, Eucerin em Barra pH5, Linha Cetaphyl, linha Jonhson Baby. Procurar sempre se está escrito Syndet e o pH que deve ser em torno de 5.
  9. Não use antibióticos em pó sobre a pele (como a penicilina), pois pode sensibilizá-la.
  10. Evite o uso de remédios caseiros.
  11. Utilize o tipo de hidratante adequado, de preferencia cremes, por serem mais densos ao invés de loções.
  12. Use cremes-emulsões em peles secas (são mais densos ainda!)
  13. Lembre-se que a uréia e o ácido salicílico podem causar irritação, apesar de serem agentes hidratantes para outros casos.
  14. O álcool deve ter seu uso restrito para limpezas mais intensas, como no coto umbilical, e deve-se evitar o seu uso em excesso.
  15. Evite o uso de talcos, principalmente se a crianças tiver histórico de alergia.
  16. Lembre-se: Os hidratantes são a base do tratamento dessa doença, pois existe uma alteração da barreira natural da pele. Aplique generosamente!
  17. Lembre-se que todo produto aplicado sobre a pele tem efeito sobre ela (seja bom ou ruim!) e assim quando aplicado sobre ela deve ser considerado um medicamento!
   Tratamento

O objetivo do tratamento da criança com dermatite atópica é:

  •  Identificar os fatores desencadeantes, ou seja o que provoca o início dos sintomas, o “gatilho” inicial.
  • Reduzir os sintomas, não somente os da pele, mas a coceira também e evitar os ciclos de piora.
  • Evitar que os sintomas piorem e se agravem, tornando um ciclo vicioso: a coceira e as lesões desencadeiam mais lesões, que pioram ainda mais as iniciais.
  • O mais importante: dar qualidade de vida para a criança e a família, de forma que ela possa ter uma vida normal!

O tratamento é feito de várias formas, desde o cuidado com a pele, até o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, principalmente o de coceira e então o uso de medicamentos mais fortes, os chamados corticosteroides e imunossupressores.

 Importante lembrar: qualquer tipo de tratamento que vou mencionar aqui deve ser acompanhado pelo médico da criança, com encaminhamento para especialista quando necessário! Qualquer automedicação pode ser perigosa e o uso de produtos na pele sem o acompanhamento médico pode até piorar as lesões! Por isso, muito cuidado!
 Cuidados com a pele

Além das medidas gerais que já destaquei acima, lembrar que a pele é o principal alvo do tratamento e deve ser muito bem cuidada! Ela sempre deve ser limpa de forma cuidadosa e gentil para retirar crostas e secreções. A retirada dessas crostas e das secreções em excesso são necessárias para aplicar então as pomadas e hidratantes tópicos sobre a pele, com melhor absorção.

A limpeza deve ser feita com água fria para morna e com sabonete de pH neutro (5 a 6). Os banhos são rápidos e pode-se usar óleos de banho minutos antes de sair.

 O uso de hidratantes, como comentei no post anterior, é essencial e a base para o tratamento, pois recupera a barreira da pele e mantém a sua integridade. Isso consequentemente melhora o prurido (coceira) e reduz o risco de infecções de pele.
 Anti- alérgicos

 Tem utilidade no alívio da coceira, porém tem eficácia limitada, pois atingem somente um mecanismo responsável pela coceira. Devem ser indicados pelo médico, que indicará qual o mais apropriado.

 Corticosteroides tópicos

São as “pomadas de corticoide” utilizadas como primeira escolha para o tratamento da dermatite atópica. Normalmente utilizados na fase aguda, ou seja, no início da crise, com as lesões ainda mais úmidas e ainda sem crostas. Tem ação rápida, mas não devem ser usados por longos períodos nem muitas vezes ao dia, e de preferência sempre os de baixa potência.

 Imunossupressores

 São utilizados como alternativa dos corticosteroides e reservado aos casos mais graves. Não devem ser usados, em hipótese alguma, sem indicação e acompanhamento médico.

 

Esses são os princípios básicos de tratamento espero que tenham gostado!

Se seu filho tem dermatite atópica e faz algum tipo de tratamento, compartilhe sua experiência aqui! Se tem dúvidas, deixe seu comentário.
Se gostou, compartilhe, pode ajudar muito quem precisa de mais esclarecimento sobre a doença…
Para receber os posts no seu email, sempre que tiver novidades por aqui, clique no link siga esse blog na página inicial e deixe seu email, é super rápido!

Um beijo

Dra. Kelly Oliveira

CRM 145039

 

Confira aqui outros assuntos relacionados!

Referências bibliográficas:

  • Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, 3ª edição – 2014
  •  Modificações fisiológicas e patológicas mais comuns da pele na infância. Dra. Carolina G. Palácios López. I Painel Latino Americano – Cuidados com a Pele Infantil

Photo credit: http://healthychild.org/assets/3.0.27_blogphoto_nontoxicbabyskincare.png

68 Comments

  • Helenice 30/12/2014 Reply

    BOA TARDE! GOSTEI MUITO DAS INFORMACÕES, TODA INFORMAÇÃO SOBRE DERMATITE É BEM VINDA. TENHO UMA FILHA DE QUATRO ANOS, HOJE ELA ESTÁ COM MUITA CRISE DE COCEIRA NO CORPO TODO E ESTÁ FERIDO. MINHA FILHA TAMBÉM NÃO ME AJUDA…FAÇO DE TUDO PARA PODER HIDRATAR, NA PELE DELA ATUALMENTE USO VÁRIOS HIDRATANTES, DESDE CETAPHYL, LEITE DE AVEIA, VASENOL CALMIN DE CAMOMILA ATÉ ÓLEO NO BANHO,MAS ELA TODA VEZ QUE COÇA ABRE FERIDA E PEDE PARA PASSAR POMADINHA (HIDROCORTISONA)… E eu vendo ela irritada acabo passando…mais de 5 vezes. Minha pergunta é: tem uma pomada que possa passar com traquilidade quantas vezes quiser? Obrigada

    • Simone oliveira brito 24/04/2016 Reply

      Minha filha tem cinco anos e também tem dermatite acho que ela criou um vínculo que o corpo n consegui s defender sozinho precisa de pomada a todo o tempo é isso é muito perigoso pq nenhuma pomada pode usar mais de três vezes ao dia e por mais d quinze dias seguidos o melhor a fazer é procurar um especialista e trocar as pomadas e cremes e também fazer exames ela pode ter alergia a algum alimento o que piora muito

    • Duciele 27/04/2016 Reply

      Bom dia, na minha filha quando ela coça e machuca a dermatologista dela indicou a mupirocina, é antibiótico.

    • Rayane 14/05/2016 Reply

      Olá eu tenho dermatite desde pequena e acredite passei por essa fase horrível, muitos dermatologistas diziam que com o tempo diminuia bom isso é uma mentira, mas quando minha crise esta de mais eu passo uma pomada chamada Suforoato de Mometasona ela eu passo sempre em qualquer situação ela custa em media de 22,90 acessível ao bolso. Espero ter lhe ajudado de alguma forma, se tiver mais alguma pergunta talvez possa lhe ajudar.

  • Seu Blog é excelente!

  • Monica Felismino 31/12/2014 Reply

    Tenho um filho de sete anos que desde muito pequeno sofre com a dermatite atopica, logo com um ano as crises ficaram intensas a ponto de quando ele coçava sangrava, houve momentos que antes de dormir, pacientemente isolava todos os dedinhos com esparadrapo que mesmo com a unha curta acabava se machucando a noite.
    O diagnostico não demorou muito, com o acompanhamento correto e a união de um pediatra e de um dermatologista comprometidos e pacientes me ajudaram muito, confesso que por um tempo preferia anti alergicos cada vez mais fortes, sabia nomes de remedio de cor, e as vezes eu mesma medicava sem prescrição medica, mas, isso só piorou e agrediu ainda mais a saúde do meu filho.
    Cada vez que iamos a praia era um sufoco e ja nos preparavamos para as crises na volta, as crises eram tao intensas que ele não poderia sair e nem estudar a tarde, o suor ardia a pele dele, que chorava sem paciencia. Na escola, os amigos perguntavam frequentemente o que era aquelas manchas na pele e se transmitia, sempre se afastando dele.
    Com o tempo aprendi saidas preventivas como as citadas nesse blog, hoje aprendemos a cuidar e prevenir crises, mantendo ele sempre hidratado, seja com hidratantes corporais e ingestão de muitos liquidos, que faz diferença a crianças alergicas.
    Hoje ele tem sete anos, ja faz três anos que não tem crises agudas, os cuidados permanecem mas isto tambem significa qualidade de vida para ele, e felicidade para os pais.

    • Olá querida mamãe Mônica. Obrigada por compartilhar conosco a sua história. Como é importante sabermos que muitos passam por situações semelhantes e muitas vezes nos ajudam nessa caminhada também! Continue participando do blog! Para se cadastrar no site, clique no link “seguir o blog” e assim você recebe as novidades no seu email. Um bjo Dra Kelly Oliveira

  • Simoní Izepon Stano 01/01/2015 Reply

    Minha filha Carol tem dermatite atópica que foi diagnosticada por sua pediatra aos 8 meses de vida… Hoje ela está com 2 anos e 9 meses e de lá para cá melhorou muito, graças a essas mesmas dicas citadas aqui. Costumo dizer que a criança com dermatite atópica sofre mais no inverno por conta de ser propicia a infecções respiratórias (tosses, bronquites, rinites, ressecamento da pele pelo frio… Aff), penso que no verão basta os cuidados com a hidratação da pele e se possível contar com o uso do ar condicionado em temperatura branda (24ºC ou 25ºC), sempre tomando cuidado para q seu filtro esteja bem limpo.

    • Olá mamãe Simoni. Excelente observações! Obrigada pelas dicas escritas aqui. Fico feliz que o blog tem ajudado…Continue participando sempre dos posts. Se quiser fazer o seu cadastro no site para receber as novidades no seu email, basta colocaro seu email no “siga este blog”. Um bjo, Dra Kelly Oliveira

  • TALITA 01/01/2015 Reply

    Quais os tipos de hidratantes posso usar, o pediatra disse que nada que tenha cheiro ou perfume, uso óleo de bebê, minha filha tem 5 anos; obrigada.

  • Rosana 03/01/2015 Reply

    Olá
    Meu filho está com dois anos e oito meses e tem dermatite. Já sofremos muito por com dessa doença, mas tivemos a sorte de encontrar um pediatra alergista que nos ajudou muito. Além de todas as medidas que a Doutora cita aqui, ele receitou tem uma pomada muito boa que, melhor de tudo não é corticoide. O nome dela é PROTOPIC 0,1 %. Passa duas vezes ao dia: de manhã ao acordar e na hora de dormir. Na crise passa todos os dias até melhorar, depois faz manutenção aplicando uma ou duas vezes por semana. Foi um sossego. Ela é um pouco cara, mas vale muito a Pena!

    • Olá mamãe Rosana, obrigada pela sua participação aqui no blog. De fato o protopic consiste num imunomodulador utilizado em crianças com dermatite atópica, principalmente nas mais graves e que não respondem muito a outros tratamento. Além disso, ajuda a “poupar” o uso dos corticosteróides, que também tem vários efeitos colaterais…Falei um pouco no post sobre imunomoduladores como o protopic, porém eles devem ser sempre receitados pelo médico que acompanha a criança, pois não é isento de riscos. Já existem outras oções no mercado, devido a quebra de patente. Continue acompanhando as novidades aqui no blog. Para receber os posts por email, basta deixar o seu email no link “siga esse blog”. Um bjo Dra Kelly Oliveira

  • Silvana 03/01/2015 Reply

    Minha filha tem 1 ano e 10 meses e trato a dermatite atopica dela desde os 3 meses. Hoje ela já não fica mais tanto com aquelas áreas ressecadas e descamativas na pele. Caso fique, passo uma pomada manipulada (tacrolimos). Passo hidratante manipulado todos os dias após o banho, uso sabonete e shampoo neutro.

    • Olá mamãe Silvana, obrigada pela sua participação e as dicas deixadas aqui! O tacrolimus pomada é o componente do protopic, que é mais conhecido. trata-se de um imunomodulador aplicado na pele, muito utilizado em crianças com dermatite atópica, principalmente nas mais graves e que não respondem muito a outros tratamento. Ele ajuda a reduzir o uso dos corticosteróides, que tem vários efeitos colaterais…Lembrando que essa pomada deve ser sempre receitados pelo médico que acompanha a criança, devido aos riscos e efeitos colaterais. E além de todos esses cuidados, muito hidratante nessa pele não é mesmo? Continue acompanhando as novidades aqui no blog. Se quiser receber os posts por email, basta deixar o seu email no link “siga esse blog”. Um bjo Dra Kelly Oliveira

  • Michelle 08/01/2015 Reply

    Doutora onde é seu atendimento? Qual estado?

    • Olá querida mamãe Maia, obrigada pelo contato. Atendo em São Paulo capital, te mandei um email com detalhes. Será um prazer atender seu filho! Um bjo Dra. Kelly

  • Pingback: Dicas para aliviar o calor dos pequenos | pediatria descomplicada

  • Thaís 03/03/2015 Reply

    Muito bom o seu site. Ajuda muita gente.
    No momento estou desesperada pois meu filho que está completando um mês hoje está a cerca de uma semana apresentando sintomas parecidos no rosto,couro cabeludo e orelhinhas.
    Levei-o à pediatra que disse que parece ser alergia ao leite de vaca (ele mama apenas no peito),receitou o Predsim e pediu para que eu procurasse um dermatologista. A dermato discordou da pediatra e disse que parece eritema tóxico neonatal e tbm miliária,prescreveu uma pomada chamada Desonol e o Fisiogel.
    Estou muito confusa,são diagnósticos diferentes e isso causa muita angústia.

    • Olá querida Thais, obrigada pela confiança. Realmente ficamos confusas quando acontece isso, dois diagnósticos para a mesma coisa. O diagnóstico de alergia a proteína do leite de vaca é clínico e só pode ser diagnosticado por um médico assim como as lesões de pele que você descreveu. Para isso é importante que você procure um médico de confiança que possa orientá-la nesse sentido, e chegar a uma conclusão mais certa. Se precisar de ajuda profissional e especializada, atendo em consultório em São Paulo, telefone (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

      • Thaís 08/03/2015 Reply

        Sou do RJ,mas adoraria levar meu filho ao seu consultório.
        Continuo na saga para descobrir o que meu filho tem…levei-o ao alergista que nao soube dizer o que é…agora a nuca e a parte superior das costas estão cheias das bolinhas. A área fica muito vermelha e já não sei mais o que fazer!

        • Oi querida Thaís, espero que você tenha conseguido uma resposta. Imagino a angústia que você deve estar sentindo sem saber o que é. Muitas doenças somente descobrimos com a evolução, e com o tempo, por isso, não se desespere, continue acompanhando com o pediatra, pois é normal mesmo não ter o diagóstico logo na primeira avaliação. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • pamela marcela 16/05/2015 Reply

    Minha filha Valentyna tem 1 aninho e esta cm dermatite atopica,e o medico passo pra passa nas manchas a pomada desonida eo charope cetotifeno ate ai blz, mais ele tiro o leite de vaca e agora ela toma leite de soja e nao to gostono nada acho ate q ela deu uma piorada ? Oq fazer agora mudo o leite ou volto a dar mesmo o leite de vaca oq ,mais posso da mais pra ela pq td contem gluten fico numa duvida .

    • Oi querida Pamela. A dermatite atópica é uma doença crônica, mas que felimente existe tratamento. Ela deve ser acompanhada juntamente com o médico alergista, que é especialista no assunto. Se precisar atendo em consultório particular em São Paulo, (11) 5088-6699. Continue acompanhando as novidades por aqui! Para seguir o blog e receber as novidades por email, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga também no Facebook (ative o receber notificações, para receber aviso dos posts novos) e instagram (@pediatriadescomplicada) Um bjo, Dra Kelly

  • Leandro De Sa Nunes 25/05/2015 Reply

    Dr:
    A senhora atente em São Paulo? Como faço para marcar uma consulta?
    MInha filha começou a ter dermatite atopica a duas semanas, e desde entao perder qualidade de vida (nao dorme, tem prejudicado na escola , alem de as manchas e machucados causados pela coceira estarem cada vez mais gravez.
    Gostaria muito de sua ajuda.

    • Olá ​​papai Leandro,
      Obrigada pelo contato. O meu objetivo como médica pediatra é atender seu filho de forma única e especial, com todo o carinho e atenção que eles precisam. Faço um atendimento voltado para as necessidade da família, com disponibilidade pelas redes sociais e telefone.

      Para conhecer melhor meu trabalho, acesse o meu blog em http://www.pediatriadescomplicada.com
      Tenho também perfil no instagram @pediatriadescomplicada e no Facebook
      http://www.facebook.com/pediatriadescomplicada. Tem muitas dicas interessantes!

      O valor da consulta é 300 reais. Não atendo convênios​, mas faço o recibo para reembolso, você solicita junto ao convênio.

      Para marcar consulta, por favor ligue no consultório: (11) 5088-6699.
      Ou mande uma mensagem no whatsapp: (11) 93014-0007

      Atendo às quartas e sextas a tarde, e sábado pela manhã.
      Você também pode fazer um pré -agendamento pelo email
      agenda@homaespacomedico.com.br, mas depois precisa confirmar.

      O consultório fica próximo ao metrô Paraíso. Rua Eça de Queiróz, 488.
      Te espero lá! Será um prazer atender seu filho!

      Um abraço,

      Dra. Kelly Oliveira

      Facebook: http://www.facebook.com/pediatriadescomplicada
      Site: http://www.drakellyoliveira.com
      Blog: http://www.pediatriadescomplicada.com
      Homa Espaço Médico – (11) 5088-6699

  • Pingback: Dicas de inverno: dúvidas comuns para o frio -parte 2 | pediatria descomplicada

  • Pingback: Quando iniciar a introdução alimentar – recomendações | pediatria descomplicada

  • Thais Fernanda 25/08/2015 Reply

    Boa noite Doutora…
    Tenho 26 anos, e a tres anos atras, comecei a sentir coceiras nas pernas que viravam feridas.
    Procurei varios medicos e nenhum me diagnosticava nada.
    Teve uma que me receitou remedio para dormir para nao coçar as pernas durante a noite.
    Isso so me ajudou enquanto tomava o remedio porque quando terminou voltaram novamente.
    Consegui uma medica que me diagnosticou o que eu tinha isso me deu um grande alivio.
    Fiz o tratamento mas logo voltou novamente.
    Tinha vergonha de usar shorts por causa das feridas.
    Mas passou a crise e nao saiu mais nas pernas.
    Se passaram pelas maos.
    Pois alem da dermatite atopica tinha alergia a outros derivados que foram constatos em um exame de alergia feito pelas costas.
    Sofro bastante com a alergia nas maos, principalmente nos dedos.
    Quando tomo banho e a agua estaa muito quente sofro bastante depois que termino doi muito e coça muitoo que chega a ficar na carne viva.
    Seu site ajudou bastante uso o hidratante fisiogel, uma pomada para as feridas que as vezes sai nos bracos e uma manipulada para as maos.
    E muito ruim essa alergia, so quem tem e quem vê seus filhos sabem como e terrivel.
    So quem tem para falar.
    Obrigada doutora pelas dicas ajudaram bastantes.

  • Aline 29/08/2015 Reply

    Oi. Boa tarde! Tenho uma dúvida enorme… minha filha tem 5 meses e há um mês vem apresentando algumas bolinhas vermelhas… a principio pensei q seriam brotoejas. .. mas a
    Pediatra falou q não é receitou uma loção e pediu p verificar o q poderia estar causando a alergia. Pensei ter achado o q causava mas um dia ela começou a ficar pior… tem uns 4 dias q as bolinhas agora estão aumentando. . E dando em outros lugares. .. Estou muito preocupada com ela e ainda faltam 10 dias p próxima consulta. .. Por favor será que pode me ajudar

    • Aline 29/08/2015 Reply

      Ah… esqueci de dizer que ela não coça a pele…

  • Winie 29/08/2015 Reply

    Minha filha tem dermatite atópica , conseguimos hidratar a pele dela usando o oilatum júnior óleo pra banho no lugar do sabonete e usando hidratante. Depois disso graças a Deus não teve mais crises. Fazemos a manutenção cm o cetaphil restoraderm . Ela tem três anos e cinco meses.

  • RENATO 16/09/2015 Reply

    DR.KELLY.BOA TARDE.TENHO UMA FILHA QUE TEM 13 ANOS DE IDADE. E DESDE BEBE.ELA TEM DERMATITE ATÓPICA. ELA PASSA .COM.UMA DERMATOLOGISTA.E COM UMA ALERGISTA. E TODAS AS CONSULTAS. ELAS TROCAM DE LOÇAO OU POMADA. MAS NAO VEJO MELHORA. A PELE DELA ESTA MUITO FERIDA. ELA ESTA USANDO AGORA UMA.LOÇAOCOM O NOME.AVENE.XERACALM A.D. TAMBEM FISEOGEL AÇAO CALMANTE A POMADA TOPISONE UM PROTETOR SOLAR SUN.MAX SENSITIVE. E NADA DE MELHORA. O QUE A DR.RECOMENDA?

  • Deusa Maria Aguiar 27/09/2015 Reply

    Bom noite! Meu filho tem 14 anos e desde bebê tem dermatite.Sempre foi controlada,enquanto eu conseguia passar hidratante e as pomada e ele só comia o que eu dava,era tranquilo,mas agora que é adolescente e não aceita,tudo piorou,ele esta em uma crise ha 2 anos e por conta das resistências dele e o lado psicológico não consigo tirá-lo da crise.Tá muito difícil.

  • Scheila dias 17/10/2015 Reply

    Adorei as dicas minha filha que tem dermatite desde os 10 meses de idade hoje esta com 6anos,nao deixa eu passar o hidratante pois me diz que arde pq sua pele esta toda machucada da coceira.nao sei mais o que fazer pois nao estou conseguindo controlar pois os antialergicos nao fazem mais efeito.

  • Sillvia Santos 04/11/2015 Reply

    Muinto boa a explicaçao

  • Taisa Dezan 05/11/2015 Reply

    Dra kelly parabéns pelas excelentes e esclarecedoras colunas.
    É verdade que misturar glicerina ou água boricada nos cremes hidratantes (eu uso o cetaphil) potencializa a hidratação e umidificação da pele?
    Abraços.

  • Maria José alves da silva 24/11/2015 Reply

    Gostei muito obrigado tirei minhas dúvidas

  • Eliane Cunha 27/11/2015 Reply

    Ola Dra. Sou Eliane, moramos no RS e minha filha Maria tem 2 anos e 11 meses, à 4 dias, apresenta lesões na pele, principalmente em volta da boca, embaixo do olho, nas dobras dos cotovelos e entre os dedinhos do pé. Ela coça. Levei ao.médico que acha que podia ser de algum alimento consumido, porém a dieta dela continua a mesma. Ele receitou pasta dágua 2x ao dia e desloratadina, mas não noto melhora. O que faço Dra???

  • Claudia Cervigni 13/12/2015 Reply

    Meu filho e minha familia sofremos de ver ele sofrendo, nenhum medico ate hoje não conseguiu nos ajudar, pena não conseguir postar a foto da lesão, é surpreendente.

  • Pingback: Alergia alimentar, alergia ao leite de vaca e intolerâncias no bebê amamentado | pediatria descomplicada

  • carolina 16/03/2016 Reply

    ótimo texto

  • Duciele 14/04/2016 Reply

    Boa tarde, tenho dúvidas sobre o shampoo e condicionador. Minha filha tem os cabelos bem cacheados, difíceis de pentear, nao é qualquer shampoo e condicionador que dá certo. Alguém tem alguma dica por favor.

  • Milena 15/04/2016 Reply

    As dicas me ajudaram muito, meu filho tem dermatite desde 1 ano e hoje ele tem 7 os pés dele racham muito chega abrir como se fosse um corte, hidrato sempre e faço uso de corticóides é uma luta diária, a alergista dele me indicou usas o sapato crocs q ajuda no tratamento!

  • ERICO 16/04/2016 Reply

    Olá Doutora, bom dia, tenho um filho de 03 anos e ele sofre com dermatite atópica, e coça muito nas juntas do braço e pernas, fiz exames de ige, e deu alergia a poeira caseira, poderia estar usando algum destas pomadas? protopic ou tacrolimus pomada

  • liliane 25/04/2016 Reply

    ola boa tarde meu filho tem dermatite atopica e o corpo dele é cheio de carocinhos, o q e isso??

  • Elisa 03/05/2016 Reply

    Oi dra, tudo bem? Estou em pânico pois há um mês estou passando avicis (queda de cabelo horrorosa, dos 3 meses aos 9 da minha bb) e agora ela teve uma alergia no queixo (pele está bem vermelha, tipo assada e estamos passando topison). Pode estar relacionada ao meu uso do avicis, já que ainda amamento? Me sentindo muito culpada, muito mal… obrigada…

  • Vanessa Diniz 05/06/2016 Reply

    Oi tenho uma filha de quatro meses e ela agora desenvolveu um tipo de alergia que não consigo acabar ja fiz tratamento com polaramine e dexametasona por quinze dias agora eu dei um tempo mas elas voltam ela sofre mto e eu tbm por ser tão bebe. Tenho o maior cuidado com as roupas lavo com sabão de coco passo dou banho com sabonete de glicerina e as vezes nem passo sabonete. Agora estou passando um talco com calendula até a consulta com o pediatra. Eu não sei se eh pq ela sua mto e acaba aparecendo.estou mto cansada.

  • Amanda Somavilla 06/06/2016 Reply

    Bom dia ! Tenho uma filha de 4 anos q foi diagnosticada aos 12 meses com dermatite atópica. Ela sempre teve muita dificuldade pra dormir e nos momentos de crise ela fica muito irritada e agressiva.
    Percebi que independente do tipo de leite q ela toma as crises vão e vêm. Tento controlá-las com hidratantes de vários tipos … desde cetrilan, dove até Lipikar Baumé.. quanto aos sabonetes , o que mais tem efeito sobre as crises ainda é o cetrilan. Peco muito no uso da pomadinha ( Furoato de mometasona) pois recorremos a ela diariamente… Ontem a noite , minha filha não dormiu ,com tanta coceira nos pés… fiquei na dúvida se seria a dermatite pois até então ela não tinha apresentado sintomas nessa região do corpo… mas ao ler seu artigo, não tive dúvidas! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco! Um abraço!
    Amanda

  • Tabatha 17/06/2016 Reply

    Meu bebê tem 4 meses, e foi diagnosticado com DA, ele está com o corpo todinho vermelho, ressecado. Não sei mais o q faço o médico mandou retirar o leite só leite de soja,toma hixisine e muito hidratante,estou fazendo td o q foi recomendado, banho rápido,ambiente sem pó tudo, tudo.Mas ele não melhora chora por q coça, não dorme a noite.Nada melhora.Estou desesperada,não aguento mais ver meu filho tão pequeno sofrer.Me ajude por favor

  • Diana Lopes Rocha 28/06/2016 Reply

    Tenho um filho de sete anos,e ele tem dermatite atópica,porém mas duas últimas semanas ele tem ficado muito pior,o rosto dele está bem inflamado o pescoço as curvinhas dos braços e joelhos enfim ele está num estado bem grave da crise…o que devo fazer?Já o levei em vários dermatologistas e já usei todo tipo de medicamento q eles me passaram….Me ajuda o que fazer?

  • Nadjara Cardeal 29/06/2016 Reply

    Olá,boa tarde! Eu tenho 24 anos de idade e diagnostiquei a Dermatite Atopica há uns seis anos e eu gostaria de saber qual pomada ou medicamento eu posso usar pois desde q descobrir o problema faço uso de pomada e hidratantes mais tenho uma espécie de macha nas costas que nunca sarou e coça tanto,e já até criou uma camada grossa como se fosse uma crosta?

  • Pingback: Bronquite, dermatite e tempo seco, o que fazer? | pediatria descomplicada

  • Ana Paula dos Reis 22/07/2016 Reply

    Boa noite! Muito interessante e importante o tema, principalmente para mim, pois meu filho tem 5 meses e tem dermatite nas bochechas e no queixo. Gostaria de saber o que posso passar nessa região que é tão complicada por ser perto da boquinha dele. Obrigada

  • Pingback: Alergia alimentar: como reduzir os riscos | pediatria descomplicada

  • Karin 24/11/2016 Reply

    Ola Dra. Kelly
    Me identifiquei muito com as mães do teu blog. Meu filho é atopico desde os 6 meses de idade. Hoje ele tem 10 anos. Ja passamos muitas noites em claro aqui em casa hidratando a pele dele a noite toda.O dificil é manter a calma com tanto cansaço. Mas eles sofrem mais e isso temos que ter em mente.
    Já passei por varios alergologistas e dermatologistas.Hoje fico mais atenta para não piorar a situação. Cuido muito com o uso do corticoide e tento evitar ao máximo, pois sempre pode vir efeito rebote, se não parar gradativamente. Gostei das dicas. Parabéns pelo blog! O que percebi é que sempre de tempos em tempos tenho que variar a medicação, tipo ora Hixizine, ora Cetirizine.Dá mais ou menos 3 a 6 meses cada um. Parece que o organismo acostuma. O mesmo acontece com as pomadas.Tudo faço com acompanhamento médico. Uma dica que foi boa pra nós é passar o lençol a ferro antes de dormir. Ajudou muito.Troco o lencol todos os dias as vezes. Descobri recentemente que ele é alergico a gluten e tenho que cuidar com os cremes também. Estou procurando um creme calmante ou refrescante, mas ainda nao encontrei. Ja use cetaphil, fisiogel, eucerin e muitos outros, mas ainda o mais da certo pro meu filho é creme Nivea quando a grana ta curta ou Hidrakids. Se tiveres uma sugestão que refresque me avise…ahh.. uso vinagre como amaciante. Me sinto culpada pela alergia dele pois dei muito leite de caixinha depois que parei de amamentar…

  • Paula Roberta Cobuci Chaves 23/01/2017 Reply

    Bom dia! Achei a reportagem muito esclarecedora. Minha filha tem dermatite, já fez vários testes de alergia, vários tratamenos e não obteve melhora. Confesso que me sinto muito angustiada com a situação, pois não consigo chegar a causa ou causas que desencadeiam a doença.
    Obrigada! Paula Cobuci

  • Paola Lopes da Costa 10/05/2017 Reply

    Olá boa tarde…Meu nome é Paola, sou da cidade de Saquarema, estado do Rio de Janeiro…Hj meu filho está com 7 meses, mas no seu 1° mês de vida foi bastante difícil ver a pele do meu filho com aquele aspecto horrível, como se estivesse pegado muito Sol e descascado depois…O peito e as costas dele estavam praticamente em carne viva…Começaram a aparecer cascas no couro cabeludo e logo depois por todo a pele…Levei ele a sua pediatra de rotina e ela me o indicou uma dermatologista e só assim fiquei sabendo que meu filho era Atópico…( O que era isso?) Aí vieram as descobertas…Passamos por muitas coisas com ele, não podendo usar todos aqueles produtos que havia ganhado… Mais todos os cuidados, todas precauções foram e estão sendo tomadas até hj, mas a dermatologista deixou bem claro, que é tratamento para o resto da vida…

Deixe uma resposta