Dicas de verão: como proteger seu filho do sol

 

Olá queridos papais e mamães,

Ainda na nossa série Dicas de verão, hoje vou falar sobre algo super importante: Proteção Solar na infância. Com o verão temos sol, calor, mar e piscina e alguns cuidados precisam ser tomados para os nossos pequenos. Aprendemos como proteger nossos filhos dos insetos, o que fazer depois que o seu filho for picado e como evitar o afogamento nos outros post da série.

A criança normalmente se expõe mais ao sol do que o adulto, e a sua pele é mais sensível devido a própria imaturidade da pele e sua menor capacidade de proteção contra os raios solares.

Você sabia que metade da radiação que recebemos na vida se concentram nos primeiros 18 anos? Por isso tamanha a importância de protegermos nossas crianças, pensando na prevenção do câncer de pele e no envelhecimento precoce da pele!

Qual fator de proteção usar, qual o melhor protetor? Que outras medidas preciso tomar além do uso do protetor? O que significa proteção UVA e UVB? Qual a importância disso?

Vamos entender melhor todas essas questões hoje…

Como os protetores solares protegem a nossa pele?

Os protetores solares utilizados são feitos a partir de partículas de óxidos metálicos capazes de refletir ou dispersar a radiação do sol. Os principais são o óxido de zinco (ZnO) e o dióxido de titânio (TiO2). Eles ficam na pele sem serem absorvidos, e a protegem da radiação. São protetores de barreira. Outro tipo de proteção interfere na absorção da radiação na pele. Esses são os filtros UVA e UVB.

Além desses componentes, a apresentação do protetor, seja em gel, creme, aerossol ou bastão também se adequa a cada tipo de pele.

Veja na tabela abaixo os tipos de apresentação para a pele correspondente.


Proteção UVA

Relaciona-se ao envelhecimento precoce da pele causada pela exposição ao sol e consequentemente ao risco de desenvolver câncer de pele. Por isso a proteção contra os raios UVA é tão importante!

Proteção UVB

Relaciona-se com a pigmentação da pele e ocorrência de queimaduras solares…o que pode te deixar bronzeado ou um pimentão!

É importante que haja proteção contra os dois, UVA e UVB!

Fator de Proteção Solar – FPS

Significa quantas vezes menos você poderia se queimar no sol se não tivesse com proteção solar. Se você usa o FPS 30, você se queima 30 vezes menos do que se não aplicasse o protetor.

A eficácia do protetor também varia com a quantidade, e se você aplicar menos do que deveria, protegerá menos também. O FPS mínimo preconizado para garantir uma boa proteção seria o 30. Fatores maiores aumentam a proteção, porém o ganho é pequeno.

Mas atenção! O FPS alto se relaciona com a proteção contra os raios UVB, mas não necessariamente contra os raios UVA.  O que foi preconizado pela ANVISA é que a proteção UVA do protetor solar seja pelo menos 1/3 da indicação rotulada na embalagem. Um FPS 60, portanto, protege 20 vezes mais contra os raios UVA do que sem o protetor.

Fique atento se o protetor coloca também proteção contra os raios UVA!

Protetor solar resistente a água

Quando o protetor diz-se resistente a água significa que mantém o nível de proteção após 40 minutos de imersão em água. À prova d’água ou muito resistente a água significa que os níveis de proteção são mantidos após 80 minutos. Na verdade, nenhum protetor solar poderia ser considerado à prova d’água…

10 Dicas super importantes além do protetor solar!

Além do uso do protetor solar é importante lembrar que outras medidas podem e devem ser usadas para crianças! Veja abaixo:

  1. Fique na sombra do guarda-sol ou sombrinha sempre que possível, de preferência de tecido mais grosso e impermeável.
  2. Use roupas como proteção. De preferência mais largas e não brancas, que conferem melhor proteção. Existe hoje ainda roupas que tem proteção solar no tecido, como as de neoprene.
  3. Use óculos escuros com proteção UV. Sempre cheque se o fabricante garante a proteção UV.
  4. Evite o horário entre 10h e 15h, pois a radiação solar é muito mais intensa nesse período.
  5. Use chapéu de abas largas que cubra todo o rosto e pescoço.
  6. Aplique com generosidade. Aplique uma camada suficiente para cobrir toda a pele, e se quiser aplique 2 vezes na primeira vez.
  7. Reaplique com frequência. A cada 3h pelo menos e sempre que a criança suar muito ou entrar na água, passe novamente o protetor. Lembre-se que não existe protetor a prova d’água!
  8. Faça do protetor solar uma rotina. Passe nas suas crianças todo o dia antes de sair de casa, e na praia sempre 15 minutos antes da exposição ao sol. É como escovar os dentes!
  9. Use protetor labial com filtro solar. Você não quer deixar os lábios queimados não é?
  10. Não esqueça das orelhas e do peito do pé!
 Importante: Bebês menores de 6 meses de idade devem ser mantidos fora do sol. Use um chapéu de abas largas e roupas largas ou impermeáveis e com filtro solar para protegê-los. Somente métodos de proteção mecânica podem ser usados para eles…por isso evite ao máximo! Se puder, não leve seu filho a praia antes dessa idade.

Se você tem mais alguma dica de verão ou sugestão de post, coloque nos comentários ou escreva na linha do tempo do facebook da Pediatria Descomplicada. Será um prazer!

Bom verão para vocês! Aproveitem o sol de maneira saudável e com segurança!

Espero que tenham aprendido bastante! Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação 😉

Um bjo

Dra. Kelly Marques Oliveira

Pediatra, Alergia e Imunologia e Consultora Internacional de Amamentação (IBCLC) – CRM 145039

E aí gostou do conteúdo? Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas! Compartilhe! E você sabia que dá para receber o conteúdo do blog direto no seu email? É só se cadastrar! Só fazer o cadastro na nossa newsletter e colocar seu email! Não se preocupe pois somos contra spam, e você receberá somente os conteúdos relevantes. Estamos também no Facebook (curta e coloque para “ver primeiro” nas opções) e instagram @pediatriadescomplicada (ative as notificações para visualização).

Consultório Espaço Médico Descomplicado – São Paulo: (11) 5579-9090/ whatsapp (11) 93014-0007

Você também pode gostar de:

Referência Bibliográfica:

Cuidados com a pele infantil. Fotoproteção na infância. Sergio Schalka.

photo credit: http://childcarephysicians.com/wp-content/uploads/2014/05/baby-sunscreen1.jpg

Compartilhe
Facebook
Twitter
Telegram
LinkedIn