urso

Fimose, o que fazer e quando tratar?

“Dra…meu bebê tem fimose?” “Como devo lavar o pipi do nenê?” “Quando devo começar a fazer massagem para expor a glande do bebê?”

São tantas dúvidas…esses dias me deparei com uma mãe me perguntando isso, o que não é incomum…

Bem, vamos então falar um pouco sobre o assunto…
Fimose nada mais é que o estreitamento do orifício prepucial que impede dificulta a exposição da glande, em outras palavras, quando a pele que recobre o pênis do bebê fica aderida à mesma. O diagnóstico pode ser feito somente por médico, que deve dar a conduta individualizada para cada caso.
A exposição da glande por completo só ocorre depois de 1 ano de vida e ao contrário do que muito se fala, tentativas forçadas de massagem podem provocar fissuras e até provocar o seu fechamento completo, e não deve ser feito antes de orientação médica.
A cirurgia, quando indicada, pode ser feita do nascimento até a idade adulta, mas o período ideal ocorre por volta dos 12 aos 18 meses de idade.

 

fimose
É importante lembrar que a higiene deve ser realizada normalmente com cotonete e água e, durante o banho, sabão neutro.

Não esqueça de sempre fazer acompanhamento com o seu pediatra e tirar todas as dúvidas com ele!

Logo volto com mais dicas!

Dra. Kelly

2 Comments

  • Lia Gomes 25/01/2016 Reply

    Olá dr. Kelly gostaria de agradecer por essas dicas….é taaaaanta a desinformação sobre esse assunto, com médicos que logo indicam a operação quando uma simples pomada resolve o problema!
    Outra coisa que gera muita confusão é que muitas mães pensam que o penis do menino logo devia se parecer com o do pai, ou seja, expor a glande, quando na verdade isso só precisa ocorrer um pouco antes da puberdade.
    Um beijo e continue o excelente trabalho, tanto na cura quanto na educação do nosso povo!

  • Luna 14/06/2016 Reply

    Oi dra. Kelly!
    Essa massagem para forçar a exposição da glande ainda é indicada atualmente? Meu bebê tem 38 semana e o pediatra falou que precisamos fazer diariamente. Gostaria de saber se você tb iindica esse procedimento rotineiramente ( é porque sei que infelizmente há muitos profissionais desatualizados).
    Obrigada!
    Um beijo!

Deixe uma resposta